Voltar Case de sucesso na área de inteligência e segurança do TJSC será apresentado no CNJ

As ações inovadoras do Judiciário de Santa Catarina na área de inteligência e segurança institucional serão debatidas em Brasília-DF, em evento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nos dias 25 e 26 deste mês. Ao romper o paradigma focado apenas na segurança física e no controle de acesso às instalações, o modelo catarinense tem chamado a atenção de outros tribunais e será apresentado pelo presidente Rodrigo Collaço.

O presidente do CNJ e do STF, ministro Dias Toffoli, fará o discurso de abertura do evento, juntamente com o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, entre outras autoridades. Diversas referências da área de segurança pública e do mundo jurídico participarão do encontro, entre elas o ministro Alexandre de Moraes, a secretária nacional de Justiça, Maria Hilda Marsiaj, o diretor-geral da Abin, Janers Tesch Alvarenga, e a juíza federal Gabriela Hardt, atual responsável pela operação Lava Jato.

Intitulado "Políticas Judiciárias e Segurança Pública", o evento vai traçar diagnósticos e apresentar propostas de criação e aprimoramento das políticas judiciárias relacionadas à segurança pública, com o objetivo de melhorar a eficiência no planejamento institucional e nas decisões judiciais. De acordo com a juíza auxiliar da presidência do TJ Carolina Ranzolin Nerbass, o convite para o evento demonstra que o pioneirismo da Justiça catarinense ganha cada vez mais destaque nacional. "Vamos para apresentar as ações que estão dando certo, mas também para conhecer as estratégias exitosas de outros estados que, se necessário, poderão ser colocadas em prática aqui também". A palestra do presidente do TJSC será realizada no dia 26, às 9h. As inscrições estão abertas até 18 de fevereiro.

Segundo o chefe da Divisão de Contrainteligência do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, tenente-coronel Emerson Fernandes, a proatividade da área da inteligência, as estratégias de prevenção, as análises de risco e as técnicas de varredura, com uso de equipamentos e tecnologia de ponta, são os diferenciais do trabalho desenvolvido pelo NIS do TJ. "A presidência e a coordenação do Núcleo trouxeram profissionais com vasta experiência em suas respectivas áreas, que atuam de forma totalmente integrada, e isso agregou expertise e deu mais eficiência aos processos", completa o delegado Mauro Cândido dos Santos Rodrigues, chefe da Divisão de Inteligência.

Sob o comando do desembargador Sidney Eloy Dalabrida, o NIS é responsável pela segurança institucional do Judiciário em todo o estado. Faz parte das suas atribuições a segurança dos jurisdicionados e servidores, dos 380 juízes e 93 desembargadores, inclusive seus familiares em situação de risco decorrente do exercício da atividade funcional. Além disso, entre outras ações, o Núcleo realiza cursos de autoproteção para os magistrados e elabora ações e termos de cooperação com o Ministério Público, órgãos de segurança pública, defesa nacional e justiça e cidadania entre outras instituições.

Imagens: Divulgação/CNJ
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.