Voltar CCJ analisa projeto que cria novos cargos de assessores para magistrados de 1º grau

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) analisou, na manhã de hoje (15/5), o Projeto de Lei (PL) n. 14/2016, que trata da extinção de cargos na esfera administrativa e da criação de 462 novos cargos de assessores com lotação nos gabinetes dos juízes que atuam nas comarcas do Estado. A sessão foi acompanhada pela presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juíza Jussara Schittler dos Santos Wandscheer, e pelo juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Laudenir Fernando Petroncini.

 Os deputados Dirceu Dresch (PT) e Mauro de Nadal (PMDB) pediram vista do projeto. O presidente da Comissão, deputado Jean Kuhlmann (PSD), chegou a propor o prazo de uma semana para que os parlamentares pudessem analisá-lo em gabinete. Contudo, ambos preferiram não assumir o compromisso de obrigatoriamente devolver o referido PL até a próxima sessão da CCJ, marcada para terça-feira da semana que vem (22/5).

 O deputado petista reconheceu a necessidade de ampliar a estrutura do Poder Judiciário catarinense, sobretudo no primeiro grau de jurisdição, para dar vazão ao enorme e crescente ingresso de ações, que aportam diariamente nos fóruns de todo o Estado. No entanto, ele ressaltou que pretende analisar a proposta com mais profundidade, em razão do período eleitoral que se avizinha.

 O deputado Darci de Matos (PSD) antecipou seu voto pela aprovação do projeto encaminhado pela atual gestão do TJSC, que visa reduzir a taxa de congestionamento nas 111 comarcas do Estado, hoje com 2,7 milhões de processos em tramitação. "Precisamos de um Judiciário rápido, que dê mais agilidade à tramitação das demandas. Vou atuar no sentido de fortalecer as nossas instituições e, por isso, vou votar favorável ao projeto", assinalou Matos. Ele lembrou aos demais membros da Comissão que o provimento dos cargos se dará com recursos do próprio Poder Judiciário. O deputado Valdir Cobalchini (PMDB), por sua vez, também manifestou-se favoravelmente ao projeto (texto de Fabrício Severino/Assessoria de Imprensa da AMC).  

Imagens: Fabrício Severino/Assessoria de Imprensa da AMC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.