Voltar Ceij e NIS acompanham, em Brasília, desdobramentos da Operação Luz na Infância

A desembargadora Rosane Portella Wolff, coordenadora da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij), e membros do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) - coordenado pelo desembargador Sidney Eloy Dalabrida - do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), acompanharam na manhã de hoje (4/9), em Brasília, os desdobramentos da Operação Luz na Infância 5, que cumpriu 14 mandados judiciais de alvos em Santa Catarina referentes a crimes de ciberpedofilia - são 13 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva deferidos por magistrados catarinenses, nas cidades de Florianópolis, Bandeirante, Joinville, Balneário Camboriú, Indaial, Guaramirim e Blumenau.

A força-tarefa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) envolve Polícias Civis e a Polícia Federal de 14 Estados e o Distrito Federal, contando com a participação de 656 policiais. Agentes de seis países estão cumprindo, simultaneamente, mandados de busca e apreensão.

Desde as primeiras horas da manhã, as equipes procuram suspeitos de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet. Os mandados que estão sendo cumpridos em Santa Catarina foram identificados pela Polícia Civil com base em elementos informativos coletados em ambientes virtuais com indícios de autoria e materialidade delitiva.

A ação desencadeada é decorrente de cooperação mútua entre a Diretoria de Operações da Secretaria de Operações Integradas do MJSP. Houve também colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega em Brasília (US Immigration and Customs Enforcement-ICE), oferecendo cursos e capacitações que subsidiaram as cinco fases da Operação Luz na Infância.

Ministro Sergio Moro

Em Brasília, a desembargadora Rosane Wolff e delegado geral da Polícia Civil, Paulo Koerich, aproveitaram para apresentar ao ministro da Justiça Sergio Moro o projeto "Conhecer para se proteger". Instituído pela Ceij, juntamente com o NIS, Polícia Civil de Santa Catarina e a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, o projeto objetiva a implementação de ações de educação e prevenção à exploração sexual contra crianças e adolescentes, perpetrados por meio da internet.

O "Conhecer para se proteger" tem como público-alvo adolescentes do 8º do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, das escolas da rede municipal e estadual de ensino. Estende-se, também, aos pais/responsáveis, educadores, servidores, e à rede de atenção, dotando-os de conhecimentos indispensáveis à segurança digital.

A magistrada foi portadora de um convite da presidência do TJSC ao ministro Moro, para que ele participe do evento "Pequenas Infrações gerando grandes transformações", a ser realizado no próximo dia 20 de setembro, às 10h, no auditório do Tribunal Pleno, na sede do TJSC, em Florianópolis. Na oportunidade, serão entregues cerca de R$ 6 milhões a 19 projetos desenvolvidos por entidades públicas e privadas catarinenses, todos de abrangência estadual. Os recursos são oriundos do cumprimento da pena restritiva de direitos 'prestação pecuniária', da homologação judicial da transação penal e da aceitação da suspensão condicional do processo no âmbito das comarcas do Estado. Clique aqui para ter acesso a mais informações no hotsite do evento.

Hoje, às 14h, a desembargadora Rosane Wolff terá reunião com a titular da Secretaria Nacional de Justiça, Maria Hilda Marsiaj Pinto, para falar sobre o projeto "Conhecer para se proteger". (Com informações do MJSP e Polícia Civil de SC).

Imagens: Divulgação
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.