Ceij e NIS do TJSC articulam ações conjuntas com a Academia de Polícia Civil - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Infância e Juventude
A Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), coordenada pela desembargadora Rosane Portella Wolff, e o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS/TJSC), sob a coordenação do desembargador Sidney Eloy Dalabrida, reuniram-se, nesta terça-feira (10/9), em Florianópolis, com o Diretor da Academia de Polícia Civil - Acadepol/SC, delegado Alfredo José Ballstaedf, e com o gerente de pesquisa e extensão, delegado André Luiz Bermudez Pereira. O encontro teve como propósito planejar ações para o fortalecimento de projetos que o TJ e a PC desenvolvem em parceria, o "Conhecer para se proteger" e o "Depoimento Especial".
Lançado em agosto deste ano, o "Conhecer para se Proteger" objetiva prevenir e combater o abuso e a exploração sexual praticados, por meio da internet, contra crianças e adolescentes. Já o "Depoimento Especial", introduzido pela Lei 13.431/2017, é o procedimento de escuta protegida de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, perante autoridade judiciária ou policial.
Na oportunidade, o desembargador Sidney Eloy Dalabrida gestionou vagas para magistrados no curso Capacitação em Técnicas de Entrevista e Interrogatório em Formato Audiovisual. Este curso será disponibilizado, pela Acadepol, em outubro próximo e objetiva apresentar técnicas que auxiliem no exercício de entrevistas e interrogatórios. A Academia apresentou, ainda, proposta de formação de multiplicadores do conteúdo do projeto "Conhecer para se Proteger" e também o projeto de capacitação de policias para a prática de "Depoimento Especial".
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)