Voltar Ceij entrega certificados a jovens do programa Novos Caminhos na Grande Florianópolis

Mais 48 adolescentes que vivem hoje em instituições de acolhimento na Grande Florianópolis receberam nesta semana, na sede do Sesi de São José, os certificados dos cursos concluídos, promovidos pelo programa Novos Caminhos, que há seis anos é desenvolvido pela Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude - Ceij, órgão vinculado à Presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

O programa tem como parceiros, além do TJSC, o Sistema Fiesc - Federação das Indústrias de Santa Catarina, a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), o Ministério Público de Santa Catarina, a Fundação de Estudos Superiores da Administração e Gerência - Esag, a Associação Catarinense de Medicina - ACM e Fecomércio/Senai. Também receberam certificados de destaque 18 empresas da região que participaram, além dos técnicos e servidores das entidades parceiras, envolvidos no programa.

Só em 2019, o programa atendeu 19 cidades catarinenses (São Bento do Sul, Mafra, Concórdia, Caçador, Chapecó, Xanxerê, Criciúma, Lages, Itajaí, Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville, São Miguel d'Oeste, Rio do Sul e Grande Florianópolis - Capital, Palhoça, Porto Belo, Tijucas e São José), em 13 regionais abrangidas. Ao todo, foram 622 adolescentes atendidos, 183 colocados no mercado de trabalho, 526 matrículas realizadas nos diversos cursos oferecidos e 121 empresas envolvidas.

Mais de 60 pessoas, entre homenageados, organizadores e familiares, lotaram o auditório do Sesi. Compuseram a mesa diretora do evento a desembargadora Rosane Portella Wolff, coordenadora estadual da Ceij/TJSC; o desembargador aposentado Alcides dos Santos Aguiar, 2º vice-presidente da AMC; a juíza Ana Cristina Borba Alves, da Vara da Infância e Juventude da comarca de São José; o promotor de justiça João Luiz de Carvalho Botega, do MPSC; Rene Machado Filho, presidente da Fundação Esag; Silvana Bianchi Pereira, diretora do Senac de Florianópolis; Ernani Santiago, da diretoria da ACM; e Tito Schmitt, vice-presidente da Fiesc/Grande Florianópolis.

A desembargadora Rosane ressaltou que "o programa é desenvolvido com muito amor, com muito envolvimento e dedicação e por isso provoca o ânimo para que estes jovens sigam nesta jornada". O representante do Sistema Fiesc, empresário Tito Schmitt, mencionou a importância do papel da Federação quando se envolve em projetos com a sociedade. Num apelo emocionado, pediu aos adolescentes que não perdessem "essa oportunidade de desenvolver, de melhorar, de fazer uma história de vitória, dependente, fundamentalmente, de vocês". "De vocês depende o futuro do Brasil", comentou o desembargador Alcides no seu discurso. "O programa Novos Caminhos é a porta aberta para a cidadania e a inclusão dos jovens no mundo de trabalho", disse o magistrado, que também destacou a dedicação dos juízes das varas da Infância e Juventude de todo o Estado na tarefa de inclusão de jovens.

Depois de percorrer todo o Estado com a entrega de certificados de cursos e homenagens aos seus protagonistas, o Novos Caminhos completará o ano com idêntico evento em Mafra, na próxima sexta-feira (13/12). Criado há seis anos, o Novos Caminhos busca atender adolescentes que estão em instituições de acolhimento e que sofreram algum tipo de violação de direitos por seus familiares. Através de cursos e vivências sociais, trabalha na inclusão e autoestima dos jovens para que façam a diferença na sociedade.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.