Voltar Cejusc de Blumenau celebra um ano com índice de sucesso acima da média nacional

De fevereiro a setembro deste ano, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Blumenau - que completou um ano de sua reinauguração nesta semana - teve 20,5% de sucesso nas 704 audiências realizadas no período. Em agosto o índice foi ainda maior, com 28,26% de sucesso em 138 audiências, porcentagem acima da média nacional que, segundo informa o coordenador do Cejusc de Blumenau, Henrique Ferrari, varia entre 15% e 16%. "Percebemos que o índice tem aumentado a cada mês desde o início das audiências do Cejusc de Blumenau. A qualificação dos conciliadores e a busca constante por atualização e capacitação da equipe têm feito a diferença e mostrado resultados cada vez mais positivos. Em agosto praticamente alcançamos o dobro da média nacional", comemora.

No reinício das atividades do Cejusc, lá em 2018, apenas as demandas das cinco varas Cíveis da comarca de Blumenau eram atendidas, mas neste ano foram incluídas também audiências das duas varas da Família e de Direito Bancário. Além do aumento de demandas judiciais, os casos pré-processuais também são uma crescente. Nestas audiências, o índice de sucesso impressiona ao chegar a 68,85%. Qualquer pessoa pode entrar em contato com o Cejusc de Blumenau e agendar audiências para resolução de conflitos, basta estar acompanhada de um advogado. O contato pode ser feito pelo e-mail blumenau.cejusc@tjsc.jus.br ou pelo telefone: (47) 3321-7248. O Cejusc Blumenau também está presente nas redes sociais, no Instagram em @cejuscblumenau.

Novos projetos

Dois projetos do Cejusc foram lançados durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (19/9) em Blumenau. O "Sou da Paz" que leva para as escolas a cultura da paz, conforme explica a assessora e conciliadora do 1º Juizado Especial Cível da comarca de Blumenau, Isabel Niebuhr. "A primeira experiência ocorreu neste mês na Escola Shalom, com crianças de nove e 10 anos. Entre os temas comunicação não-violenta, para que a gente crie esse poder desde cedo, emancipador e conciliador, que a mediação tem. É preciso plantar sementes queremos deixar a mensagem", cita.  As escolas interessadas podem solicitar a presença da equipe do Cejusc, a intenção é que as visitas - com duração de uma hora - sejam agendadas uma vez por mês e atendam aos alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

O segundo projeto aborda a Arte do Consumo Consciente e o Superendividamento nos bairros de Blumenau. Ele auxiliará às comunidades nos bairros, uma parceria do Cejusc com um consultor financeiro, acadêmicos e um professor do curso de Psicologia, da Furb. O pontapé inicial será em novembro no bairro Salto, com uma palestra aberta à comunidade. O segundo passo será a oferta de oficinas temáticas. "A intenção é estreitar os laços com a comunidade blumenauense pensando em práticas e possibilidades no sentido de buscar com que a pessoa promova esse autoconhecimento e elabore essa reflexão sobre esse processo, o superendividamento. Para que a pessoa consiga promover esse processo de autoconhecimento e auxilia-la nessas relações que levam muitas vezes ao adoecimento, ao sofrimento psicológico", ressalta o professor de Psicologia da Furb Rodrigo Soler.

O consultor financeiro Ronaldo Saito, que também integra o projeto, reforça que a expansão do crédito sem a orientação financeira direcionada tem levado as pessoas a usar o crédito de forma equivocada. "Pautadas no consumo e na antecipação de um sonho que a pessoa tem, ela acaba se endividando. O principal objetivo do projeto é essa orientação e capacitação para o consumo e a utilização de crédito de forma consciente", adianta. O objetivo do projeto, do setor de Cidadania do Cejusc de Blumenau, é criar dinâmicas com a comunidade, para que elas possam estabelecer uma relação mais saudável entre crédito e consumo.

O Cejusc de Blumenau foi reinaugurado 17 de setembro do ano passado, de forma a expandir os serviços prestados no local. Ele possui a coordenação de dois magistrados, o juiz Clayton Cesar Wandscheer e a juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres, com cooperação permanente do juiz Jeferson Isidoro Mafra.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.