Voltar Cejusc de Chapeco dribla a pandemia ao oferecer audiências de mediação on line

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Chapecó, que estava prestes a iniciar as atividades quando a pandemia causou o fechamento dos fóruns no estado, rapidamente adaptou-se aos novos tempos e promoveu sua primeira audiência de mediação, no formato virtual, no início deste mês. E com sucesso.

Através de videoconferência, as partes de um conflito originário de relações familiares chegaram a um acordo que evitou a sequência da tramitação da ação judicial. Com isso, no último dia 9 de julho, o juiz André Alexandre Happke, coordenador do Cejusc Chapecó, pode homologar o documento e determinar o arquivamento do processo. O sistema de videoconferência utilizado é fornecido gratuitamente pelo Poder Judiciário de Santa Catarina e pode ser acessado, via internet, por celular ou computador.

De acordo com a secretária do Cejusc Chapecó, Mauria Maria Zonta Anzolin, qualquer pessoa pode procurar o Cejusc e solicitar o agendamento de uma sessão de conciliação ou mediação online. Durante a pandemia, a solicitação deve ser feita através de formulário disponível no link www.tjsc.jus.br/web/conciliacao-e-mediacao/cejusc-virtual.

Assim como o Cejusc tradicional, o Cejusc Virtual abrange diversas áreas como recuperação judicial, locação, saúde, educação, consumidor, família, bancária, entre outras. A realização das sessões e audiências de conciliação e de mediação fica a cargo de conciliadores e mediadores, bem como o atendimento e a orientação aos cidadãos, e podem acontecer antes da instalação de uma ação judicial, durante o processo ou como forma de esclarecimento sobre os direitos de cada um. Em qualquer uma das situações, o serviço é prestado gratuitamente.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

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