Voltar Cejusc de Criciúma celebra Semana da Justiça Restaurativa com círculo de paz

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Criciúma promoveu, na última semana (20/11), um círculo de construção de paz com o tema "Autocuidado e Interconexão". O evento celebrou a Semana da Justiça Restaurativa, que ocorre na terceira semana de novembro em diversos países do mundo, tais como Canadá, África do Sul, Nova Zelândia e Japão. Os círculos de construção de paz, utilizados para casos não conflitivos, juntamente com os círculos restaurativos, adequados para casos conflitivos, integram a chamada Justiça Restaurativa.

"Tendo como base os princípios e valores da Justiça Restaurativa, os círculos de construção de paz promovem a conexão entre as pessoas por meio da contação de histórias, criando um espaço seguro para o diálogo no qual são compartilhados sentimentos, necessidades, sonhos, planos e frustrações que possibilitam o reconhecimento da nossa humanidade", destaca a facilitadora Fernanda Bolzani Mascarello.

Já para a facilitadora Noemi Ribeiro Albernaz, a Justiça Restaurativa, composta dos diversos movimentos circulares, seja em círculos de construção de paz, seja em círculos restaurativos, debruçada em um conjunto de princípios basilares e técnicas de facilitação, objetiva a conscientização e a solução de fatores que motivam os conflitos, a violência e suas consequências. Com isso, uma troca de prisma ocorre. "O programa de Justiça Restaurativa traz um respeito e abertura do fato ocorrido, mexendo com o íntimo do facilitado, seja vítima, seja ofensor ou participante, retirando o mesmo de sua zona de conforto e colocando a ele a percepção sobre si mesmo e o que lhe pertence, restaurando seus próprios movimentos em prol de uma sociedade melhor para si e para o outro. O círculo por si só (re)constrói relacionamentos, toma decisões, resolve conflitos e permite a plena expressão de emoções. É um novo modelo social que faz a transformação na "alma" dos relacionamentos. O apoio dos tribunais é fundamental para a implantação das práticas restaurativas", explica.

Além da equipe do Cejusc de Criciúma, participaram do círculo integrantes do Cejusc de Itapema. "O círculo realizado pela equipe do Cejusc de Criciúma foi de uma experiência incrível e difícil de descrever. Foi de uma conexão profunda entre todos os participantes, que através da humanidade refletida em conjunto soube reverberar o verdadeiro sentido de esperança, solidariedade e empatia. Todos deveriam passar por essa transformadora experiência e sentir a interconexão que há entre todos nós", avaliou Taís Carolina Seibt Rick, secretária do Cejusc de Itapema.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.