Voltar CEJUSC de Presidente Getúlio alcança quase 80% de êxito nas composições

Após dois anos de atendimentos, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da comarca de Presidente Getúlio, no Vale do Itajaí, alcançou uma marca próxima de 80% de êxito nas composições. Foram atendidas 1.257 pessoas desde 11 de setembro de 2017, quando a unidade iniciou suas atividades. A taxa de acordos foi de 76,48% no período, com a realização de 319 audiências pré-processuais.

O começo dos trabalhos ocorreu sob a coordenação da juíza Manoelle Brasil Soldati Bortolon. Hoje, quem está à frente do CEJUSC na comarca é o magistrado Felipe Agrizzi Ferraço. O sucesso alcançado na solução de conflitos é acompanhado pela prestação de informações ao público: a cada mês, o mural do Centro aborda temas em sintonia com as campanhas do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), como meio ambiente, alienação parental, direitos e deveres dos pais e paz em casa.

Por trás dos resultados positivos, existe também um ambiente humanizado para o atendimento. As paredes da sala têm cores azul claro e contam com frases reflexivas. Há também uma mesinha com livrinhos, gibis, figuras para colorir e brinquedos voltados às crianças. Quem frequenta o espaço também pode se servir com chá, água e balas.

No último mês de junho, em parceria com a prefeitura do município e a empresa Dalila Têxtil, o CEJUSC participou da 10ª Semana do Meio Ambiente. Durante o evento, foram desenvolvidas uma série de ações com os públicos interno e externo. Entre as atividades, destaca-se a arrecadação de material reciclável, que foi doado para um agricultor realizar o plantio de novas mudas. Os servidores também assumiram o compromisso de não utilizar copos plásticos, não deixar a luz acesa ou ar-condicionado ligado sem necessidade, bem como se comprometeram a poupar água, separar o lixo, desligar o PC ao sair, entre outras práticas.

Um grupo de servidores, na companhia do juiz Felipe Agrizzi Ferraço, plantou árvores na Associação de Remo de Presidente Getúlio. Da mesma forma, foi realizada a Cerimônia de Plantio da Árvore no Fórum - foram plantadas quatro mudas de ipê amarelo, que futuramente embelezarão o espaço. Cada servidor também assumiu o compromisso de plantar uma muda de árvore e postar foto no grupo de WhatsApp confirmando o cumprimento da ação.

Com o público externo, o CEJUSC organizou um mural explicativo com informações sobre a importância de se preservar o meio ambiente e o benefício do plantio de árvores para o planeta. Em ação paralela, 313 mudas de árvores foram distribuídas às pessoas que transitaram no Fórum.

 

 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.