Voltar Cejusc virtual comemora suas primeiras audiências exitosas na comarca de Joinville

As três primeiras audiências realizadas pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Joinville, através da plataforma virtual, foram exitosas. O valor total das três conciliações, realizadas na última semana, ultrapassa R$ 175 mil reais.

Em meio à pandemia, em que as audiências não podem ser presenciais, a tecnologia vem para auxiliar nas conciliações entre as partes. "Anteriormente, as pessoas tinham que vir até o fórum para peticionar ou para participar da audiência. Hoje, por meio desta nova plataforma, tudo acontece virtualmente, como se estivéssemos numa sala de conciliação", explica a secretária do Cejusc em Joinville, Ana Lúcia Rozza.

A secretária comenta que, momentos antes do início da reunião, é criado um grupo fechado no aplicativo com todos os envolvidos na reclamação pré-processual. A conversação acontece normalmente e, sacramentada a conciliação, é redigido um termo de audiência para formalização desse acordo.

Ao acessar o link do Cejusc Virtual, o interessado responde a alguns questionamentos. Com esses dados, o Cejusc recebe a demanda e elabora uma carta-convite. Este documento virtual é encaminhado para a parte solicitante, e esta envia para a parte solicitada. "No sistema on-line, as pessoas estão sempre conectadas e isso facilita a interação na reunião. Ou seja, não tem como dizer que não pode, pois conseguimos visualizar quando a pessoa está on-line", expõe a secretária da unidade.

No portal do TJSC, o Cejusc Virtual recebe demandas de forma eletrônica e as distribui aos Cejuscs e unidades judiciárias competentes para a resolução dos conflitos de forma consensual. Todos os trabalhos são chefiados pelo desembargador Antônio Zoldan da Veiga, coordenador da Coordenadoria Estadual do Sistema dos Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cojepemec).

Imagens: Divulgação/Comarca de Joinville
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.