Voltar Cejusc Virtual é ferramenta de resolução rápida de conflitos em razão da pandemia

Com a situação financeira impactada pelos efeitos indiretos da pandemia de Covid-19, como muitos cidadãos, o autor de uma ação no sul do Estado se viu obrigado a rescindir um contrato com uma prestadora de serviços. No entanto, suas tentativas de contato com a empresa não foram respondidas, o que o levou a buscar resposta por meio do Poder Judiciário. A demanda foi encaminhada ao Cejusc Virtual da comarca de Criciúma.

Depois de um contato prévio, a secretária do Cejusc de Criciúma, Fernanda Bolzani Mascarello, que também atuou como moderadora, e a mediadora Zuleica Fernandes se reuniram com as partes para sessão de conciliação na sala virtual disponibilizada pelo Tribunal de Justiça, e conversaram sobre a situação.

No final da sessão, que durou aproximadamente uma hora e meia, os envolvidos na reclamação resolveram a questão de acordo com os interesses e as possibilidades de cada um, formalizando o acordo. "Ficou claro para mim que no ambiente virtual as partes estavam muito à vontade, porque estavam no conforto de seu lar e de seu escritório, e isso contribuiu muito para a construção da solução pelos próprios interessados", explicou a mediadora Zuleica Fernandes.

Segundo Zuleica, o uso da conciliação virtual surgiu como um instrumento que permitiu a realização das audiências pelo meio digital, sem a necessidade de os envolvidos se dirigirem até a sede da Justiça, e isso foi fundamental para uma sociedade que vive momento de restrições de convívio social.

"No atual cenário em que vivemos, além da celeridade, da economia para o sistema judiciário e da praticidade para os envolvidos e seus advogados, o uso da tecnologia trouxe também a segurança da participação das pessoas a partir de suas casas. Entre os vários pontos positivos observados, destaco a segurança e tranquilidade que as pessoas apresentaram pelo simples fato de não estarem em um ambiente judicial mas sim em suas casas, e o senso de trabalho conjunto proporcionado pela ferramenta, em que a ideia principal era a efetiva comunicação", destaca.

De acordo com a mediadora, a conciliação virtual é, neste momento, um procedimento essencial aos anseios da sociedade, especialmente ante a atual necessidade de restrição social, aumento de demandas por conta da crise financeira e aumento significativo de litígios diante das restrições necessárias ao convívio. O objetivo é evitar que demandas fiquem estagnadas e sobrecarreguem ainda mais a Justiça brasileira. "Chegou o momento em que o mediador e o conciliador precisam fazer jus ao seu papel de auxiliares da Justiça. Precisamos dar nossa contribuição".

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.