Voltar Central de Penas Alternativas de Joinville registra cinco mil atendimentos em 2019

A Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) da comarca de Joinville fechou 2019 com o registro de quase cinco mil atendimentos psicossociais. A unidade, instalada na sede do próprio Fórum, é responsável por encaminhar e também acompanhar as atividades de pessoas condenadas por crimes de menor potencial ofensivo.

Atualmente, 429 pessoas cumprem suas penas através da prestação de serviços comunitários na cidade mais populosa do Estado. As atividades acontecem nas 165 instituições parceiras da CPMA. "Estas penas alternativas são instrumentos educativos, fazendo com que o beneficiário permaneça no meio social por meio da prestação de serviços comunitários em unidades escolares, hospitais, serviços oferecidos pela Prefeitura de Joinville, instituições filantrópicas, entre outras", explica a coordenadora da CPMA de Joinville, Aline Sikorski.

Além de dar encaminhamento a estas pessoas, a CPMA também organiza ações de conscientização, como palestras com o tema sobre o Maio Amarelo (conscientização do trânsito), o Setembro Branco (em prol da paz), dentre outros projetos desenvolvidos ao longo do ano.

"Para este ano, nossa meta é ampliar os atendimentos, realizar mais capacitações com nossas instituições parceiras e também eventos temáticos, ampliando assim a divulgação de nosso trabalho", destaca Aline.

A CPMA, vinculada à Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa, conta com uma equipe de psicólogos e assistentes sociais. Seu objetivo é atender autores de pequenos delitos com penas de até quatro anos, como furtos e desacato.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.