Voltar Cepevid promove ato em favor da erradicação da violência contra a mulher

25 de novembro é emblemático para a causa

A Coordenadoria de Execução Penal e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Cepevid) promoveu nesta terça-feira (25/11), Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, a distribuição de flyers entre servidores, magistrados, advogados e público em geral, com mensagem sobre a necessidade de erradicação deste mal, já considerado uma pandemia.O dia 25 de novembro foi declarado Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher em homenagem a "Las Mariposas", durante o Primeiro Encontro Feminista da América Latina e Caribe, que aconteceu na cidade de Bogotá em 1981.

"Las Mariposas" era o codinome utilizado em atividades clandestinas pelas irmãs Mirabal, que foram brutalmente assassinadas em 25 de novembro de 1960. As irmãs Maria Tereza, Pátria e Minerva, opuseram-se à ditadura de Rafael Leônidas Trujillo, uma das mais violentas da América Latina, e, por isso, foram perseguidas e presas juntamente com seus maridos.

Devido à comoção popular acerca de sua prisão, elas foram libertadas. Porém, ao irem visitar seus maridos na prisão, acabaram mortas em acidente automobilístico simulado pelos agentes da ditadura. Seus corpos foram encontrados no fundo de um precipício, estrangulados e com ossos quebrados. Esse assassinato escandalizou e comoveu a República Dominicana, que manteve vivos os ideais das irmãs Mirabal, cuja memória converteu-se em símbolo de dignidade para o mundo.

Imagens: Sandra de Araujo / Assessoria de Imprensa do TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.