Voltar Cepevid quer apoio de magistrados no combate à violência doméstica em Santa Catarina

Mês de março deve ser marcado por atividades

A coordenadora da Cepevid - Coordenadoria de Execução Penal e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, desembargadora Salete Silva Sommariva, anunciou ações conjuntas de combate à violência contra a mulher. Para isso, convoca juízes de todas as comarcas de Santa Catarina a incentivarem ações e promoverem eventos sobre o tema, especialmente no mês de março de 2015. Esta política faz parte de proposta feita pela ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal - STF, em recente audiência de que participou a desembargadora Salete e a juíza Sônia Maria Mazzetto Moroso Terres, subcoordenadora do Núcleo da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

A ministra quer desenvolver uma campanha nacional em torno do tema no próximo mês de março. Em pronunciamento, Sommariva falou aos magistrados sobre as ações desenvolvidas no Tribunal de Justiça de Santa Catarina em oposição à violência contra a mulher. Para assistir ao vídeo, clique aqui. Sommariva e a juíza Sônia participaram no final de novembro do evento "Mulher Viver Sem Violência", em Criciúma, com a presença de cerca de 1600 mulheres. Realizado no CTG Pedro Raimundo, sob o comando da Coordenadoria Estadual da Mulher do Governo do Estado, e em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Regional de Araranguá e de Criciúma e a Cepevid, o evento teve o objetivo de informar os direitos das mulheres, motivá-las a reagir contra a violência e promover a integração entre mulheres e profissionais de atendimento, além de apresentar os serviços disponíveis. 

As mulheres assistiram a palestras da deputada federal Carmem Zanotto, da juíza Sônia Moroso Terres e da palestrante motivacional Clarisse Leal. Também houve sorteio de brindes doados pelos municípios, atividades recreativas, apresentações musicais e oficina de beleza; as participantes puderam conhecer os serviços de atendimento e proteção dos municípios da região: saúde, assistência social, Epagri, segurança, Unesc, Sine e ônibus de atendimento da mulher. Além disso, houve apresentação cultural do grupo "Bate-Lata", que tocou o Hino Nacional, dentre outras obras musicais. O evento "Mulher Viver sem Violência" ocorre prioritariamente nas regiões das cinco cidades catarinenses apontadas pela CPMI da Violência contra a Mulher dentre as 100 mais violentas do Brasil - Lages, Mafra, Criciúma, Balneário Camboriú e Chapecó.

Lages será a próxima a receber o "Mulher Viver sem Violência", em março de 2015. A desembargadora enfatizou que a participação do Tribunal de Justiça reflete um dos objetivos da gestão do presidente, desembargador Nelson Schaefer Martins, no sentido de erradicar a violência contra a mulher no Estado. Sommariva representou o presidente do TJ no evento, que teve ainda a presença do juiz Maurício Fabiano Mortari, membro do Núcleo da Violência Doméstica da Cepevid; Jane Maria Guizzo Schmidt, coordenadora estadual da Mulher; Márcio Búrigo, prefeito de Criciúma; Tatiane Teixeira, presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma; Carmem Zanotto, deputada federal; Ada de Luca, deputada estadual; João Rosa Filho Fabris, secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma; Heriberto Afonso Schimidt, secretário de Desenvolvimento Regional de Araranguá; Solange Barp, secretária de Assistência Social de Criciúma; Dione Helena Ramos Cesa, gerente de Assistência Social - SDR de Araranguá; Ana Losso, coordenadora do Nuprevips; Acélio Casagrande, secretário adjunto da Saúde; e Rosângela Zanatta, promotora de justiça, que representou o procurador-geral do Estado e o Ministério Público de Santa Catarina.

Imagens: Divulgação/Cepevid
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.