Voltar Cevid completa obras de trilogia sobre grupos para autores de violência contra mulher

Publicada pela Academia Judicial do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), a trilogia "Grupos Reflexivos e Responsabilidades para Homens Autores de Violências contra Mulheres no Brasil: mapeamento, análises e recomendações, reflexões e experiências" teve seus dois últimos livros lançados nesta quinta-feira (1º/12).

A divulgação das obras ocorreu durante as atividades da 14ª edição do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid), que tem como anfitrião o Poder Judiciário do Pará.

Participaram do lançamento a desembargadora Salete Silva Sommariva, coordenadora da Cevid, e a secretária da coordenadoria, Michelle de Souza Gomes Hugill, junto aos demais autores dos livros.


 

Os títulos lançados têm como autores e organizadores o professor Adriano Beiras, coordenador do grupo Margens, da UFSC, e Daniel Fauth Washington Martins, psicólogo e pesquisador do mesmo grupo. A desembargadora Salete Sommariva e a secretária Michelle Hugill, que atua como pesquisadora do grupo Margens/UFSC, também assinam as publicações.

"Gostaria de reforçar nosso agradecimento ao Cocevid, que foi essencial para a continuação das nossas pesquisas de mapeamento e nos permitiu fazer este levantamento, que serviu de base para o próprio CNJ na recomendação de que os grupos reflexivos tenham critérios e recomendações mínimas de qualidade, de modo que nossas medidas protetivas tenham maior efetividade. São ferramentas muito importantes para que possamos expandir e interiorizar os grupos reflexivos no Poder Judiciário", destacou Michelle.

O trabalho de grupos reflexivos, previsto na Lei Maria da Penha, é desenvolvido em parceria entre a Cevid, do PJSC, Cocevid, Margens/UFSC, NPPJ e PPGP/UFSC, sendo pioneiro no país no estudo de grupos reflexivos com autores de violência doméstica e familiar contra a mulher. A iniciativa é referência nacional para estudos e implementação no Poder Judiciário de todo o país, servindo de base para a recomendação CNJ n. 124/2022.

A edição deste ano do Fonavid tem como tema "Sistema de Proteção às Pessoas de Gênero Feminino: transversalidades e interseccionalidades". Mais de 230 magistrados e servidores do Judiciário brasileiro estão em Belém. O objetivo do fórum é manter um espaço permanente de discussões sobre a temática até o próximo sábado (3/12).

Imagens: Divulgação/Cocevid
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.