Voltar Cevid envia ao CNJ relatório com principais ações da campanha Sinal Vermelho em 2022

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do TJSC, produziu um relatório sobre a campanha Sinal Vermelho, com os principais avanços e atividades realizadas no primeiro semestre deste ano. O documento foi enviado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A ação consiste em estabelecer condições para que as mulheres possam denunciar agressões em qualquer estabelecimento, público ou privado, vinculado à campanha. O procedimento funciona assim: a vítima faz um xis com batom vermelho (ou qualquer outro material) na palma da mão ou num pedaço de papel e mostra ao atendente, que aciona a polícia militar.

Desde então, em Santa Catarina, a campanha passou a ser instrumento de denúncia contra a violência doméstica. Foram distribuídos cartazes para as 112 comarcas do Estado, que disponibilizaram em locais de grande circulação o cartaz externo, fôlder interno e fôlder de divulgação.

Idealizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com o CNJ, a iniciativa tem integrado os poderes e a sociedade na luta para tirar o país do estigma de ser o quinto mais perigoso do mundo para a mulher viver.

O relatório da Cevid destaca o engajamento da comarca de Sombrio, que ingressou na campanha em março deste ano. Todos os comerciantes do município aderiram à ação e colocaram um cartaz na entrada de seus estabelecimentos. A iniciativa foi uma parceria entre a 1ª Vara de Sombrio, Polícia Militar, Prefeitura (através da assistência social), CRAS, CREAS, CDL local e OAB.

Outra atividade que ganha espaço no relatório é a reunião, em julho, entre Cevid e o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, com a participação de 200 pessoas.

Neste primeiro semestre, aderiram à ação a Associação dos Notários e Registradores (Anoreg) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com a distribuição de materiais da campanha para 300 unidades no Estado de Santa Catarina.

“Nós, do TJSC, estamos a postos e nos colocamos à disposição para colaborar, orientar a todos e todas que queiram conhecer melhor como funciona a campanha e fazer parte desta importante rede em prol dos direitos humanos das mulheres e de seus dependentes, por uma vida livre de violência”, diz a desembargadora Salete Silva Sommariva, da Cevid.

Imagens: Divulgação/Cevid
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.