Voltar Cevid visita Casa de Acolhimento para Mulheres mantida por ONG na comarca de São José

A desembargadora Salete Silva Sommariva, titular da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar - Cevid, acompanhada de servidoras do setor, visitou nesta semana a Casa de Acolhimento para Mulheres da comarca de São José.

A casa possui 11 suítes e visa dar amparo e acolhimento para mulheres, com ou sem filhos, em situação de risco e/ou violência. Contudo, mulheres usuárias de álcool e drogas não podem ficar na casa. A responsável pela casa é a Organização da Sociedade Civil Für Gott Arbeit - FGA. Na ocasião da visita, havia seis mulheres acolhidas e uma criança.

No total, a casa possui capacidade de atendimento para 30 mulheres, com disponibilidade para atender outros municípios mediante convênio ou custeio respectivo. O local possui ótimas instalações e equipe estruturada, e pode ser visto no site http://www.ongfga.org.br" ou contatado pelo e-mail  contato@ongfga.org.br .

Nesse sentido, a FGA atua diretamente na promoção de medidas que assegurem atividades educativas, culturais, de esporte e lazer para pessoas ou grupo de mulheres excluídas de uma ou mais atividades, garantindo assim o exercício da cidadania e o respeito à dignidade da pessoa humana.

A desembargadora Salete gostou do que viu e elogiou a casa, bem como o trabalho desenvolvido pela ONG. Ela destacou a importância do trabalho, uma vez que a violência contra mulheres constitui uma das principais formas de violação dos direitos humanos, atingindo-as em seu direito à vida, à saúde e à integridade física. Na sequência, a comitiva da Cevid se deslocou ao salão paroquial da Igreja do Bairro Praia de Fora, onde foi prestada homenagem às autoridades e pessoas que atuaram no combate à violência contra a mulher nesses dez anos de casa. 

A desembargadora Salete proferiu palestra na ocasião - disse que um dos instrumentos mais importantes para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra as mulheres é a Lei Maria da Penha - Lei n. 11.340/2006, pois além de definir e tipificar as formas de violência contra as mulheres (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral), também prevê a criação de serviços especializados, como os que integram a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, composta de instituições de segurança pública, justiça, saúde e assistência social. A juíza Lilian Telles Ferreira, titular do Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica da comarca de São José, também esteve presente no evento.  

Imagens: Divulgação/Cevid
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.