Voltar CGJ apresenta metodologia para agilizar tramitação de processos nas comarcas da Serra
O método inovador proposto pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) para diminuir o tempo médio de tramitação de processos na Justiça foi conhecido por servidores e magistrados da região serrana. O encontro desta semana em Lages está entre os 26 previstos, até o momento, para este ano. O intuito da Corregedoria é disseminar a metodologia de Gestão por Triagem Complexa em todas as regiões do Estado até o final de 2019, além de atender aos pedidos de unidades que almejem a adoção do método e necessitem de treinamento para implementação.
 
As experiências de Blumenau e Palhoça, onde ocorrem os pilotos do programa, têm trazido resultados exitosos com a nova técnica de trabalho. O nível de produtividade é cinco vezes maior do que a média anterior ao método. Com isso, o cidadão que busca a Justiça tem um retorno mais rápido. Além dessas duas comarcas, outras 18 foram atendidas em 2018.
 
A metodologia contempla um apanhado de ações de gestão que podem ser aplicadas e adaptadas a qualquer unidade. Os resultados variam de acordo com a quantidade de processos conclusos e a competência da vara. Em Lages, o treinamento foi ministrado pelo juiz-corregedor Orlando Luiz Zanon Junior e ocorreu com a equipe da Vara da Fazenda por sugestão da CGJ feita no final do ano passado.
 
O que mais chamou a atenção da juíza Karina Maliska Peiter foi a possibilidade de ter uma visão geral do acervo com a triagem, além da utilização criteriosa e organização interna para aplicação dos modelos. "Às vezes, por conta do grande volume, ficamos empenhados em ações mais simples e não conseguimos dar atenção às mais complexas. Ter mais tempo para trabalhar esse tipo de processo será muito positivo", acredita a magistrada. Unidades que tiverem interesse em apoio técnico para implantação da metodologia podem contatar o Núcleo 2 do órgão correcional.
Imagens: Taina Borges / Assessoria de Imprensa - comarca de Lages
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.