Voltar Chefe de secretaria do foro de Concórdia revela seus segredos para uma boa administração

“Depois de 39 anos de serviços prestados ao Poder Judiciário de Santa Catarina, meus colegas perguntam se ainda tenho ânimo de vir ao fórum todos os dias. E a minha resposta é bem simples: com a mesma vontade que eu tive no meu primeiro dia de trabalho, porque eu amo o que faço!” Essa declaração da analista administrativa da comarca de Concórdia, Ilena Dalla Costa Machado, demonstra sua dedicação elogiável na função que exerce como chefe de secretaria do foro, desde a criação do cargo, em 1986.

Em recente passagem pela comarca, o presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, destacou que o fórum de Concórdia parece ter sido inaugurado ontem e não há 16 anos. “Ilena é reconhecida como uma das melhores chefes de secretaria do Estado!”, disse Blasi em público, quando pediu uma salva de palmas para a servidora.

Já com condições para se aposentar, Ilena se mantém ativa pelo orgulho que sente da instituição e pela alegria em desempenhar um serviço público com qualidade. “Cuido muito das instalações, pois foram pagas e são mantidas com dinheiro público, dinheiro do povo, do contribuinte. Sou exigente! Quero que as coisas funcionem e que o serviço que prestamos seja de excelência. Me preocupo com o bem-estar de todos”, considera.

Como chefe de secretaria, ela é responsável por todas as questões que não envolvem processos jurídicos, como recursos humanos, administrativo, contabilidade e manutenção do prédio entre muitas outras atribuições. Com tanto tempo na mesma função, a servidora vivenciou toda a evolução tecnológica do TJSC. 

“Quando comecei a trabalhar, tudo era feito à mão. Depois vieram as máquinas de escrever, mas não tínhamos um equipamento para cada servidor. Carregávamos as máquinas para onde fosse necessário. Datilografávamos com papel carbono para deixar o original no processo e a cópia com o advogado. Quando chegaram os computadores, tivemos que criar um manual de como utilizar o novo equipamento. Hoje os processos são virtuais. É uma grande honra fazer parte dessa trajetória.”

Graduada em Ciências Econômicas e Direito, com especialização em Processo Civil e Modernização do Poder Judiciário, Ilena está sempre em busca de conhecimento, principalmente através dos cursos oferecidos pela Academia Judicial, onde foi conteudista e tutora. Para ela, o segredo da boa administração da comarca é compartilhar.


 

“Trabalhamos como uma família. E esse é o sentimento de todo o Poder Judiciário. Temos parceria muito grande com juízes e advogados. Com os servidores, realizamos reuniões com as chefias de cada setor do fórum. Discutimos assuntos gerais para todos terem noção do todo. Se for necessária a deliberação de um magistrado, cada chefe de setor leva a demanda ao juiz da unidade para que a decisão seja tomada”, revela.

Outro detalhe é a compreensão do perfil do servidor. “Deixamos os servidores laborando na unidade em que mais se identificam. Dessa forma, se sentem bem e a produção aumenta, além do comprometimento, que é muito grande. O sucesso da comarca é do grupo, de todos. Somos muito unidos! Isso é o que dá um bom resultado”, conta.

“Todo o empenho dedicado é para concretizar a missão institucional de promover a solução de conflitos com efetividade e a visão de ser reconhecida, cada vez mais, como uma organização confiável, funcional e inovadora. Tenho muito orgulho de fazer parte desta instituição. Sou muito feliz e me sinto muito bem aqui”, revela.

E sobre o elogio que recebeu do presidente em público, ainda não consegue conter a emoção. “Fiquei muito emocionada e agradecida. Jamais imaginei que ele faria o reconhecimento durante o evento em que estávamos. Foi o fechamento com ‘chave de ouro’ de toda a dedicação que dispensamos ao trabalho. Recebi com muita honra e estendo o elogio a todos os colegas do fórum e das comarcas vizinhas também, com quem nos relacionamos muito bem. Foi o melhor final de ano de todos!”, vibra Ilena.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.