Voltar Chefe do Judiciário de SC acompanha palestra do vice-presidente Mourão na Fiesc

O chefe do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), desembargador Ricardo Roesler, participou nesta sexta-feira (28) da palestra do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, em evento que marca a comemoração dos 70 anos da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Para uma plateia de autoridades e de empresários, em Florianópolis, o vice-presidente da República disse que o sistema de concessões pode ser a solução dos problemas de infraestrutura no Estado.

Santa Catarina tem mais de 50 mil indústrias, que geram 761 mil empregos diretos. "O Judiciário vem prestigiar e homenagear a indústria catarinense através da Fiesc, que é um exemplo de federação não só no Brasil mas no mundo. Isso acontece pela organização e competência dos seus administradores, que representam muito bem a pujança da indústria catarinense, que é diferenciada. Eu tenho participado ativamente com base na proposição da nossa administração do Tribunal de Justiça, que é a integração, a informação e a inovação, porque eu tenho muito a aprender com eles. Com base nesse diálogo, eu também quero demonstrar que o Poder Judiciário catarinense não é uma despesa mas, sim, um investimento, porque também é um exemplo no Brasil", afirmou o presidente do TJSC.

O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, destacou os poucos investimentos em infraestrutura do Governo Federal no Estado. Segundo os dados apresentados, Santa Catarina contribuiu com R$ 66,3 bilhões em tributos federais em 2019, mas só recebeu do orçamento da União R$ 6,7 bilhões. Em função disso, o dirigente da Fiesc destacou a necessidade das obras de ampliação da capacidade e duplicação das rodovias BR-163, BR-280 e BR 470. De um total de 209,2 quilômetros que deveriam ter sido entregues até 2018, o Governo Federal finalizou apenas 14,5 quilômetros.

Para o vice-presidente da República, que falou dos desafios nas áreas do meio ambiente, da educação, da saúde, da segurança pública entre outros temas, o caminho para resolver o problema de infraestrutura pode ser a concessão das rodovias. "Quanto aos problemas de infraestrutura e logística aqui apresentados no Estado de Santa Catarina, nós talvez tenhamos que buscar a saída por meio das concessões", destacou o general Mourão.

Após a palestra no auditório da Fiesc, o vice-presidente da República almoçou na capital catarinense e seguiu para Brasília (DF). 

Imagens: Divulgação/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.