CNJ segue com capacitação nacional sobre nova metodologia de inspeções judiciais   - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar CNJ segue com capacitação nacional sobre nova metodologia de inspeções judiciais  

Curso abordará ainda nova versão do Cadastro Nacional de Inspeções nos Estabelecimentos Penais 

30 Junho 2025 | 11h24min

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) segue até 25 de julho com cursos de capacitação nacional sobre a nova metodologia de inspeções judiciais em ambientes de privação de liberdade e a nova versão do Cadastro Nacional de Inspeções nos Estabelecimentos Penais (CNIEP). A formação ocorre online, com aulas ao vivo pela plataforma Zoom e emissão de certificado. A atividade é voltada a juízes e juízas com competência de inspeção nesses estabelecimentos e a seus assessores.

A capacitação está organizada em duas etapas complementares, com inscrições separadas: primeiro, deve-se inscrever em uma aula do curso sobre a metodologia, que começou no último dia 11 de junho e se estenderá até 11 de julho; depois, em uma aula do curso sobre o novo CNIEP, de 16 a 25 de julho.

Haverá turmas com tradução para Libras em datas previamente definidas. Além disso, estão marcados dois encontros exclusivos com os Grupos de Monitoramento e Fiscalização dos Tribunais de Justiça e Tribunais Regionais Federais, realizados mediante convocação específica. A inscrição deve ser feita nas duas etapas, separadamente.

A iniciativa integra a estratégia de implementação da Resolução CNJ n. 593/202, que estabelece novas diretrizes para a realização de inspeções judiciais nos ambientes de privação de liberdade e introduz inovações no processo de coleta, análise e monitoramento de dados sobre as condições de custódia no país.

A ação é parte do plano Pena Justa, coordenado pelo CNJ em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para superar o estado de calamidade nas prisões brasileiras. Integra ainda o escopo de ações do programa Fazendo Justiça, executado pelo CNJ com a Senappen e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. 

Imagens: Divulgação/Unsplash
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080