Voltar Cojepemec aposta no Cejusc Virtual e capacitação para estimular a conciliação em 2021

Depois de um ano desafiador, que resultou em mudanças de estratégias e adaptações em razão dos atendimentos e audiências virtuais, com o objetivo de garantir a ininterrupção da prestação jurisdicional, a Coordenadoria Estadual do Sistema dos Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Soluções de Conflitos (Cojepemec) segue firme nas atividades do Cejusc Virtual, na capacitação de servidores e voluntários e na execução de projetos de audiências.

O Cejusc Virtual foi implementado em abril de 2020, como ferramenta que visa o atendimento virtual aos jurisdicionados de todo o Estado catarinense, por meio do preenchimento de formulário eletrônico que gera demandas, as quais são centralizadas e direcionadas às unidades competentes para realização de sessões de conciliação/mediação através de videoconferência e WhatsApp.

Desta forma, o conflito é solucionado antes mesmo do ingresso de uma ação judicial, na fase pré-processual. Assim, o setor segue engajado na orientação dos magistrados e capacitação dos servidores e voluntários, sempre atento à qualidade do serviço prestado. "O aperfeiçoamento é indispensável para um retorno positivo, em todos os aspectos, seja na redução do volume do acervo ou na busca pela cultura da desjudicialização", destaca o coordenador da Cojepemec, desembargador Antônio Zoldan da Veiga.

Os cursos de formação de facilitadores, requisitados pela Cojepemec e executados pela Academia Judicial, também foram readaptados para a modalidade virtual e são disponibilizados conforme as necessidades das comarcas, por requisição dos magistrados. Além disso, a listagem de profissionais formados e integrantes do Cadastro Estadual de Conciliadores e Mediadores do TJSC pode ser acessada no portal institucional, sendo mais uma alternativa disponível aos magistrados.

Paralelamente, o Programa de Conciliação e Mediação de 2º Grau realiza, em período integral e com excelentes índices de comparecimento e acordos, audiências de conciliação em projetos solicitados por grandes empresas credoras/devedoras. "Desse modo, respeitando as necessidades dos envolvidos, ataca-se o acervo de demandas repetitivas e propicia-se a entrega da uma justiça justa e célere. Além disso, a Cojepemec prossegue seu intento em soluções tecnológicas capazes de aproximar o cidadão da Justiça, assim como avança nas tratativas em busca de parcerias, novas estratégias e propostas visando sempre a aplicação dos métodos adequados de solução de conflitos e a paz social", complementa o desembargador Zoldan da Veiga.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.