Voltar Colaboradores da comarca de Chapecó aderem à campanha de doação de plaquetas

O Dia do Homem, celebrado na última segunda-feira (15/7), ganhou comemoração solidária na comarca de Chapecó. Os servidores e colaboradores, em atenção a necessidade do hemocentro da cidade, promoveram a doação de plaquetas por aférese.

As mulheres, também bem-vindas na campanha, precisam apenas estar atentas ao requisito de não terem gestações anteriores, inclusive aborto. Por isso os homens têm mais chances de se tornarem doadores de plaquetas, que são as células brancas do sangue produzidas pela medula óssea e têm como função formar uma barreira nos vasos lesionados para interromper um sangramento.

O oficial de justiça da comarca, Daniel Viccari, é doador de sangue há dois anos. Resolveu participar da campanha e recebeu uma boa notícia: suas plaquetas são de excelente qualidade e pode voltar a doar daqui a 30 dias. Ele garante que não teve mal-estar e continuou suas atividades normalmente ao longo do dia. "Nenhum parente ou amigo precisou de sangue, mas me sinto no dever de ajudar por ter as condições ideais para ser um doador. Voltarei, com certeza!", relata Viccari.

De acordo com a assistente social do Hemosc em Chapecó, Eliana Ribicki, uma doação de plaquetas por aférese equivale a 10 doações de sangue pelo fato de retirar apenas o componente mais demandado por pacientes com baixa contagem de plaquetas causada por leucemias, cirurgias cardíacas, câncer, anemia aplásica, quimioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea. Os 460 ml doados pelo oficial de justiça, na manhã da última quarta-feira, ajudaram enfermos na tarde do mesmo dia.

Eliana explica que a otimização da doação acontece pelo fato da máquina que retira o sangue já fazer a separação dos componentes. As plaquetas são reservadas e o restante do sangue é devolvido para o doador. O equipamento utilizado é descartável e, por isso, é trocado a cada coleta.

"Dessa forma, a doação de plaquetas pode se repetir em 30 dias, diferente da doação de sangue, que precisa de intervalo de dois meses para os homens e três meses para as mulheres", ressalta. Além dos requisitos para doar sangue, o pretendente a doador de plaquetas por aférese deve ter no mínimo 60 quilos e não ter tomado AAS ou anti-inflamatório nos últimos cinco dias.

Antes da doação, o interessado deve fazer um hemograma (exame de sangue) para saber se tem quantidade suficiente de plaquetas para doar. O exame é feito gratuitamente pelo Hemosc. 

Imagens: Divulgação/Comarca de Chapecó
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.