Voltar Colaboradores do Fórum de Chapecó passam por capacitação para aprimorar atendimento
Renata Jung é dona de casa e visitou o Fórum de Chapecó pela segunda vez por causa do inventário da avó. Disse que antes disso não conhecia o lugar. "Fui bem atendida. No setor de informações, explicaram corretamente como chegar ao cartório aonde eu precisava ir", considerou. São avaliações positivas como a de Renata que o Poder Judiciário quer receber cada vez mais. E para atingir esse objetivo, a comarca de Chapecó firmou parceria com o Senac. Dezesseis colaboradores - concursados, terceirizados, estagiários e voluntários - dedicam três horas e vinte minutos, uma vez por semana, ao aprendizado em sala de aula.
 
As disciplinas ministradas são Life Coach, Relacionamento Interpessoal e Trabalho em Equipe, Comunicação Empresarial, Técnicas de Redação, Qualidade no Atendimento e Oratória. Cada matéria tem dois encontros. O curso recebeu o nome de "Comunicação e Desenvolvimento Pessoal" e foi oferecido gratuitamente pela instituição de ensino.
 
A ideia surgiu em 2016 numa conversa entre o então diretor do foro e juiz da 3ª Vara Criminal, Gustavo Marchiori, e a diretora do Senac Chapecó, Silvana Marcon. "O serviço público tem fama de atender mal, e as pessoas que vêm ao Fórum geralmente chegam com problemas pessoais, logo em situação de vulnerabilidade. Por isso devem, mais do que nunca, ser bem atendidas. As informações repassadas têm de ser precisas para que o cidadão tenha que voltar o menor número de vezes possível", ressaltou o magistrado. O atual diretor e juiz do 1º Juizado Especial Cível, André Happke, deu sequência ao projeto anteriormente elaborado.
 
A parceria entre o Poder Judiciário de Chapecó e o Senac é exitosa há três anos, principalmente pelo trabalho de profissionalização dos internos da Penitenciária Agrícola do município. A diretora Silvana lembra que o treinamento faz parte do programa "Gratuidade Senac", que reverte em ações sociais a receita compulsória oriunda de empresas. "O Fórum de Chapecó atende aproximadamente 800 pessoas diariamente. Pensamos num conteúdo que resulte em atendimento qualificado e padronizado. E estamos disponíveis para novas turmas e necessidades de aprendizado", destacou.
 
A estagiária da Secretaria do Fórum Daiane Souza é acadêmica de Administração. Recentemente ela completou um ano de prestação de serviços ao Tribunal de Justiça. "Além do conhecimento que complementa o que aprendo no curso universitário, há um ganho pessoal bastante valioso pelo aprendizado que utilizarei para fazer um trabalho melhor ainda, e que também servirá para minha vida toda", avaliou Daiane. As aulas seguem até o final de novembro. 
Imagens: Elizandra Gomes/Assessoria de Imprensa do TJ em Chapecó
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.