Coletivos Valente, Jurisfeminista e de Negros e Negras visitam biblioteca do TJSC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Grupo sugeriu aquisição de novas obras sobre a temática de gênero e raça
Integrantes dos Coletivos Valente e de Negros e Negras, formado por servidores e servidoras do Poder Judiciário de Santa Catarina, em parceria com o Coletivo Jurisfeminista, formado por mulheres de carreira jurídica, assistentes sociais, psicólogas e ativistas de diferentes regiões do país, visitaram no dia 10 de julho as dependências da Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros.
A comitiva entregou, na ocasião, um ofício em que solicita a aquisição de obras contemporâneas para integrar o acervo da biblioteca do TJSC, com o objetivo de fomentar a pesquisa, debates e análises do tema de gênero e raça.
O grupo foi recebido pela chefe da Divisão de Memória e Biblioteca, Camila Bessa, e equipe técnica. Na oportunidade, os representantes dos três coletivos falaram sobre a importância da aquisição de publicações com essas temáticas, sobretudo em razão do advento dos protocolos para julgamento com perspectiva de gênero em novembro de 2021 e racial em novembro de 2024.
De acordo com o coletivo, existem hoje, no Brasil, sete obras referentes à temática do protocolo de gênero, sendo que duas delas contam com a participação de magistradas e servidora do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) - desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, juíza Ana Luisa Schmidt Ramos e as servidoras Ângela Daltoé Tregnago, Michelle de Souza Gomes Hugill e Andreia Espíndola. Integrantes do Coletivo Valente presentearam a Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros com quatro diferentes edições da Revista Valente, publicação dos servidores e servidoras do PJSC que teve sua primeira edição em março de 2018.
A coordenação da biblioteca informou aos visitantes que periodicamente adquire novas obras para seu acervo e que está aberta a sugestões do público que frequenta o espaço.