Voltar Colóquio internacional sobre família acolhedora terá participação de juiz de SC

Especialistas de 13 países debaterão tema

O Judiciário de Santa Catarina, por meio do juiz Edson Luiz de Oliveira, titular da 2ª Vara da comarca de São Bento do Sul, estará representado no III Colóquio Internacional sobre Acolhimento Familiar, evento que acontecerá de 15 a 17 de dezembro em Campinas (SP), com a participação de especialistas de 13 países (África do Sul, Argentina, Colômbia, França, Guiana Inglesa, Holanda, Inglaterra, Moldova, Paraguai, Peru, Ruanda, Rússia e Uruguai) e os 26 Estados brasileiros mais o Distrito Federal. O objetivo do evento é retomar a importância da qualificação técnica dos profissionais engajados neste tipo de trabalho, assim como a qualificação dos que ocupam órgãos decisórios para implementação de políticas públicas.

A Família Acolhedora é uma modalidade, ainda pouco difundida, de acolhimento de crianças e adolescentes afastados de suas famílias de origem, prevista em programa específico da ONU. Este acolhimento deve se dar numa família diferente da família de origem da criança, selecionada, preparada e cadastrada num programa oferecido pelo Poder Executivo e/ou por ONGs devidamente registradas em seus municípios, estados e países. Em São Bento do Sul, já existem exemplos desta prática, tanto que um casal local estará no colóquio para dar seu testemunho sobre família acolhedora. Além dele, toda a equipe técnica do serviço de acolhimento local e da prefeitura municipal também participará do evento.

O juiz Edson, segundo a programação, participará de uma mesa de discussão que terá por tema "Como promover o acompanhamento de crianças e adolescentes em Acolhimento Familiar? Quais os aspectos do monitoramento cotidiano? Quais as articulações necessárias com a Rede de Serviços?". Sob a coordenação de Omattie Madray, diretora-executiva da ChildLinK Inc. e membro do conselho Family For Every Child, da Guiana Inglesa, o grupo estará composto ainda das palestrantes Celia Mattos, coordenadora do Projeto Conviver (Brasil); Claudia Leon, diretora-executiva da ONG Buckner (Peru); Mick Pease, fundador e diretor da Substitute Families for Abandoned Children - SFAC (Inglaterra); além do juiz Edson Luiz de Oliveira, responsável pela área da Infância e Juventude naquela comarca. 

Imagens: Divulgação/MorgueFile.com
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.