Voltar Com 54 anos de serviço público, desembargador Moacyr Lima tem aposentadoria aprovada

Após 4.630 dias de serviços prestados ao Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), o desembargador Moacyr de Moraes Lima Filho teve o pedido de aposentadoria voluntária deferido nesta quarta-feira (15) durante a sessão do Órgão Especial do TJSC. Sob a relatoria do desembargador Sérgio Roberto Baasch Luz, que revelou um misto dos sentimentos de alegria e de tristeza, a decisão foi aceita por unanimidade. São mais de 54 anos de serviço público prestados à sociedade catarinense, em três instituições.

A carreira no serviço público teve início, em julho de 1966, no Departamento de Orientação e Racionalização dos Serviços Públicos. Na função de promotor de Justiça substituto, Moacyr Lima ingressou no Ministério Público em dezembro de 1971. Com o avanço na carreira até chegar a procurador de Justiça, ele passou 35 anos, 10 meses e 14 dias de dedicação a essa instituição.

Em outubro de 2007, o então procurador de Justiça é nomeado desembargador. Na sede do Judiciário catarinense, foram mais 12 anos, oito meses e 10 dias de dedicação e retidão na prestação jurisdicional. Dirigente da antiga gestão do Tribunal de Justiça, o desembargador Moacyr Lima ocupava o posto de 1º vice-presidente da corte. Atualmente, ele é membro da 2ª Câmara de Direito Criminal.

A sessão foi presidida pelo dirigente máximo do Judiciário catarinense, o desembargador Ricardo Roesler, que fez questão de deixar uma homenagem. "Deixa um legado de muita competência, dedicação e, sobretudo, de muita amizade", anotou o presidente do PJSC.

 

Algumas manifestações durante a sessão:

 

"Um grande amigo, orientador, conselheiro. Sempre foi uma pessoa preocupada com as instituições", desembargador Raulino Jacó Brüning.

 

"Homem bom, conciliador, honrado e excepcional chefe de família. Fará falta ao Poder Judiciário de Santa Catarina", desembargador Sérgio Roberto Baasch Luz.

 

"Pude testemunhar a educação e cortesia que sua excelência tratava a todos, sem distinção", desembargador Artur Jenichen Filho.

 

"Vivenciou tempos difíceis tanto para a magistratura, quanto para o Ministério Público e soube orientar para que as instituições fossem fortes como são hoje. Destaque para a capacidade de diálogo. Desempenhou com muita força a 1ª vice-presidência, apesar das dificuldades encontradas, certamente vai fazer falta", desembargadora Vera Lúcia Ferreira Copetti.

 

"Registrar minha satisfação de trabalhar ao seu lado na câmara criminal e na gestão passada", desembargador Roberto Lucas Pacheco.

 

"Exemplo de determinação que poucas vezes eu pude ver nesta casa. Mesmo com a saúde prejudicada, ele se fez presente nos momentos difíceis da Justiça de SC. Homem de uma força extraordinária", desembargador Pedro Manoel Abreu.

 

"Uma alegria ter convivido com uma pessoa tão querida", desembargador Paulo Henrique Moritz Martins da Silva.

 

"Foi um magistrado exemplar, uma luz que nos guiará com seu exemplo por muitos anos", desembargador Gerson Cherem II.

 

"Desempenhou um trabalho por todos reconhecidos. Admiração muito grande a sua excelência", desembargador Luiz Cézar Medeiros.

 

"Atuação destacada nos concursos públicos e regimento interno, além da capacidade de diálogo", desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto.

 

"Sempre desempenhou seu trabalho com muito decoro, educação e competência", subprocurador do Ministério Público, Fábio Trajano.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.