Voltar Com acolhimento humanizado, programa Novos Laços recepciona 15 servidores do PJSC

O programa Novos Laços recepcionou mais 15 servidores recém-empossados no Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC). Por uma semana, de 9 a 13 de maio, os novos colaboradores foram ambientados na instituição e adaptados para as funções que serão desempenhadas. Os novos servidores destacaram o acolhimento humanizado e o sentimento de valorização com a interação fornecida pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP).

Nomeada para o cargo de técnico judiciário auxiliar (TJA) da comarca de Jaraguá do Sul, Bruna Ferreira Carvalho comparou seu ingresso atual com o anterior, quando atuava como oficial da infância e juventude. “O começo no PJSC era um tanto confuso e faltava acolhimento aos novos servidores. Já na posse como TJA foi bastante diferente. Ter uma semana de orientação sobre procedimentos, deveres, direitos, sistemas e providências a serem tomadas ajudou a me organizar e a entrar no cargo mais tranquila e com menos preocupações, sem pendências a resolver. Além disso, o contato com a equipe da DGP e com os demais colegas recém-nomeados faz o primeiro momento ser mais caloroso e humanizado”, destacou.

Após a posse, o servidor ou servidora participa de uma videoconferência com a equipe do Novos Laços. Nesse encontro, os colaboradores recebem as boas-vindas e todas as informações necessárias para iniciar a ambientação. O programa é dividido em três fases: acolhimento, ambientação e sistemas administrativos e judiciais. Além de orientar os recém-chegados, segundo o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, Marcelo Dias e Silva, o objetivo também é despertar o sentimento de pertencimento à entidade.

“Participar do programa Novos Laços me trouxe a sensação de acolhimento e pertencimento. Os conhecimentos adquiridos serão de grande valia não apenas neste início, mas em toda a jornada futura dentro do PJSC”, anotou a analista jurídica Carine Beckenkamp, da comarca de Pinhalzinho. Já a TJA Ana Flávia de Ramos, de Herval D’ Oeste, disse que a experiência “foi incrível. Vi que o trabalho desenvolvido dentro do TJSC é realmente humanizado e que os integrantes se importam com o bem-estar de seus colegas. Não somos máquinas, afinal”.

Dos 15 novos servidores, nove foram nomeados para o cargo de TJA e seis para o de analista jurídico. Eles estão divididos em 12 comarcas: Jaraguá do Sul, Pinhalzinho, Correia Pinto, Guaramirim, São José, Herval D’Oeste, Canoinhas, Capital – Norte da Ilha, Blumenau – Unidade Avançada da FURB, Fraiburgo, Ascurra e Araquari.

Além dos citados acima e dos relacionados em “mais depoimentos”, também participaram do programa Novos Laços os seguintes servidores: Gabriela Thamires Kotschella (TJA de Guaramirim); Hudson David Souza da Silva (TJA de Canoinhas); e José Viera Dourado Júnior (analista jurídico da Capital – Norte da Ilha).

Mais depoimentos

“Conversei com várias pessoas sobre o programa Novos Laços e todos confessaram jamais ter visto iniciativa semelhante - no setor público ou privado. A equipe é ótima e trabalha em fina sintonia, propiciando caloroso acolhimento e muitas informações úteis, mesmo para aqueles que já são servidores. Acima de tudo, o programa passa um sentimento de pertencimento à instituição. O compromisso profissional se torna mera consequência”, disse Cassio Ulisses Bizatto, analista jurídico de Correia Pinto.

“O programa representou para mim um acolhimento enorme e caloroso. Hoje sinto uma sensação de pertencimento muito grande com a instituição. Nota 10”, afirmou Diego Gonçalves Zulato, analista jurídico de Guaramirim.

“Participar do Novos Laços foi uma experiência única dentro do que se espera do serviço público. Um programa com um olhar tão sensível para todas as necessidades do indivíduo é um grande acerto do PJSC, que certamente repercutirá no zelo pelo trabalho de cada servidor contemplado com essa iniciativa”, contou Lilian Maria de França Schoening, TJA de Blumenau - Unidade Avançada da FURB.

“Participar do programa Novos Laços representou poder fazer parte de uma iniciativa inovadora que propicia segurança aos novos servidores. O início de qualquer jornada relevante vem acompanhado de muita insegurança e desafios, de modo que o programa Novos Laços combina acolhimento com informação, fazendo com que o novo servidor se sinta valorizado e incentivado, ao mesmo tempo que lhe mune de dados essenciais ao desenvolvimento de sua carreira. A iniciativa é muito nobre e com certeza marca de forma positiva cada pessoa que passa por ela. Excelente trabalho de todos os envolvidos”, enalteceu Manoel Estevam de Mattos de Camargo, analista jurídico de Fraiburgo.

“Foi muito importante e significativo ter participado do programa novos laços, pois ele é voltado para ambientação dos novos servidores e cumpre muito bem esse papel. Parabéns a todos os envolvidos e deixo aqui minha palavra de gratidão a todo o tempo despendido e às pessoas que fizeram isso acontecer, pois para mim foi de inestimável valia”, avaliou Meri Teresinha Lubawski, TJA de Correia Pinto.

“Participar do programa Novos Laços foi uma experiência única e fez com que eu me sentisse acolhida dentro do TJSC. Serviu também para mostrar que, mais do que produtividade, a instituição se importa com as pessoas que compõem o seu quadro. O programa foi vital para que eu chegasse à comarca mais preparada e confiante. Penso que todos os novos servidores deveriam participar dessa experiência única”, destacou Poliana Ferreira Mota, TJA de Ascurra.

“Foi uma experiência maravilhosa. A equipe sempre interagindo e auxiliando nas eventuais dúvidas. Parabéns a todos”, sentenciou Rejane Furtado Leite Sena, TJA de Jaraguá do Sul.

“O programa Novos Laços é maravilhoso, realmente me senti muito acolhida dentro do TJSC, a primeira semana de contato me trouxe muito mais tranquilidade para começar a trabalhar. Pude perceber como o site pode ser produtivo e também muito intuitivo. Consegui resolver algumas situações e acabar com algumas dúvidas rapidamente através dos caminhos mostrados no programa e isso me trouxe uma autonomia que não espera encontrar em tão pouco tempo. Também tive a oportunidade de descobrir projetos e programas disponibilizados pelo TJSC que não imagina que existissem. Gostaria de agradecer ao meu padrinho dentro do programa, Marcelo Dias e Silva, que me auxiliou desde o primeiro momento, e estava sempre pronto para me auxiliar. Gostaria de agradecer também a todos que participaram do projeto, a disponibilidade que demonstraram para retirar dúvidas me encantou e era perceptível o entusiasmo com que falavam de suas respectivas áreas e do quanto gostavam de trabalhar no TJSC, isso é realmente empolgante. Muito obrigada”, relatou Sabrina Araújo Costa, TJA de Araquari.

“Tomei posse no cargo efetivo de analista jurídico em 9 de maio de 2022, mas já era servidor efetivo no cargo de técnico judiciário, desde 2018, e no cargo comissionado de assessor jurídico de desembargador, desde 2016. Todavia, o programa Novos Laços foi muito importante para esclarecer dúvidas que eu possuía, mormente no tocante aos direitos do servidor. Acredito que, principalmente para quem esteja realmente iniciando no PJSC, o aludido programa é essencial para que haja um efetivo acolhimento e preparação para o início dos trabalhos. Tanto a ideia quanto a execução do programa são excelentes”, parabenizou Saulo Costa Pereira, analista jurídico de São José.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.