Voltar Com doação de livros da comarca de Lages, Direito da Uniplac tem biblioteca própria
Os acadêmicos e docentes do curso de Direito da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) encerram o ano com conquistas a comemorar. Entre elas está a conceituação quatro pelo Ministério da Educação (MEC). No quesito estrutura, a pontuação recebida foi cinco, a máxima atribuída pelos avaliadores. Um dos espaços analisados foi preparado com o auxílio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a partir da doação do acervo da biblioteca setorial do Fórum Nereu Ramos.
 
O curso de Direito da Uniplac tem mais de 30 anos de existência e, a partir de agora, uma biblioteca própria. A coordenadora, professora Aline Lampert Pagliosa, reforça que são raras as universidades de menor porte que possuem ambientes específicos como este. "Geralmente, as obras ficam numa biblioteca central. Nosso curso passa a ter esse diferencial em oferecer aos estudantes bibliografia de excelência, atualizada e centralizada num núcleo de práticas jurídicas", explicou.
 
Nas prateleiras da sala de estudos são mais de 500 obras disponíveis.  Elas já são acessadas pelos acadêmicos, mas o Centro Acadêmico pretende fazer uma campanha de divulgação para aumentar o número de visitas. "Queremos tornar esse local uma espécie de laboratório para que nossa produção científica seja ainda maior", reforça o presidente do CA, Gabriel Krahl, acadêmico da 6ª fase.
 
O TJSC já contribui para o processo de ensino. Há, no mesmo bloco do Centro de Ciências Jurídicas, uma unidade avançada de cooperação e outra do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Nas avaliações integrativas, os alunos fazem estudos em processos findos do Fórum Nereu Ramos.
 
Para o diretor do Fórum, juiz Leandro Passig Mendes, as ações dos magistrados brasileiros não se encerram no julgamento dos processos, realização de audiências e gestão de suas unidades. "Temos igualmente participação na vida e nas atividades acadêmicas das instituições de ensino, especialmente nos cursos de Direito. Nas unidades que funcionam em universidades, o aluno tem acesso à prática cotidiana do direito. Outro aspecto é a contribuição para o aperfeiçoamento dos estudantes com a doação de obras jurídicas para aprimoramento do conhecimento." 
Imagens: Taina Borges/Assessoria de Imprensa TJSC - Lages
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.