Com homenagem ao ministro Teori, Tribunal empossa 16 novos juízes substitutos em SC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Posse
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Torres Marques, promoveu um minuto de silêncio em homenagem ao ministro Teori Zavascki - falecido em trágico acidente aéreo no litoral fluminense na tarde de quinta-feira (19/1) ", ao abrir a sessão solene de posse de 16 novos juízes substitutos, realizada ao final desta tarde (20/1) no auditório do TJ.
"Jurista de vanguarda, que com simplicidade e fidalguia a todos distinguia, o ministro Teori deixa um legado que deve servir de exemplo para nossa magistratura", registrou o presidente. Coube ao desembargador Luiz Cezar Medeiros, diretor-executivo da Academia Judicial, proferir o discurso de boas-vindas aos novos magistrados. "Todos aqui já demonstraram tenacidade, garra e vontade de vencer; que nesta nova fase que agora inicia possam lutar diuturnamente contra as vicissitudes que enfrentarão na árdua e bela tarefa de julgar", conclamou.
O juiz Guilherme Mazzuco Portela, na sequência, falou em nome dos empossados. Destacou as privações e provações vencidas para chegar a este momento e alcançar o sonho de, como juiz, colaborar para uma sociedade mais justa e igualitária. "Ser bom é fácil, o difícil é ser justo", disse, ao parafrasear o pensador francês Victor Hugo e apontar os desafios que todos terão ao longo da carreira.
O presidente do TJ encerrou a solenidade e fez questão de desejar sucesso aos novos juízes. Discorreu sobre as responsabilidades dos magistrados, a quem classificou de agentes do aperfeiçoamento da democracia. "Ao decidir, o juiz sinaliza o parâmetro da conduta desejada pela sociedade", completou. Agradeceu sobretudo, considerando o trabalho comandado pelo desembargador Alexandre d'Ivanenko, presidente da Comissão de Concurso para Ingresso na Magistratura do Estado de Santa Catarina, aos demais magistrados e representantes da OAB que participaram das várias etapas do concurso, o qual em sua origem teve mais de 5 mil candidatos.
A cerimônia, que lotou o auditório do Pleno, foi abrilhantada por integrantes da Banda da Polícia Militar de Santa Catarina.
Por ordem de classificação, os juízes empossados nesta tarde foram:
-Guilherme Mazzuco Portela, 33 anos, natural de Florianópolis-SC;
-Carolina Cantarutti Denardin, 27 anos, natural de Porto Alegre-RS;
-Pedro Rios Carneiro, 29 anos, natural de Itajubá-MG;
-Rafael Resende Brito, 27 anos, natural de Londrina-PR;
-André da Silva Silveira, 30 anos, natural de São Paulo-SP;
-Heriberto Max Dittrich Schmitt, 31 anos, natural de Florianópolis-SC;
-Jean Everton da Costa, 32 anos, natural de Caçador-SC;
-Aline Vasty Ferrandin, 30 anos, natural de Joinville-SC;
-Victor Luiz Ceregato Grachinski, 30 anos, natural de Ponta Grossa-PR;
-Thaise Siqueira Ornelas, 34 anos, natural de Brasília-DF;
-Felipe Nobrega Silva, 29 anos, natural de Londrina-PR;
-Renata Pacheco Mendes, 29 anos, natural de São Paulo-SP;
-Camila Menegatti, 32 anos, natural de Chapecó-SC;
-Flávia Carneiro de Paris, 27 anos, natural de Caçador-SC;
-Guilherme Silva Pereima, 33 anos, natural de Florianópolis;
-Felipe Agrizzi Ferraço, 26 anos, natural de Linhares-ES.
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)