Voltar Com partes adaptadas ao novo normal, Cejusc atinge 70% de êxito em audiências virtuais

As audiências virtuais são a nova realidade durante a pandemia e a utilização desta ferramenta na manutenção da prestação jurisdicional e solução de conflitos tem alcançado bons resultados. Um exemplo é o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Tubarão, que registra até o momento índice de 70% de acordos nas audiências virtuais promovidas.

Foram 96 audiências agendadas e realizadas no período, ou seja, nenhuma ficou prejudicada por inconsistência do sistema. Segundo Rosemaria Colognese de Souza, secretária do Cejusc, a audiência virtual, delineada com humanidade, se aproxima da presencial e esse fato traz a reflexão de que advogados e partes podem se sentir confortáveis em realizá-la. 

Mesmo que a pandemia reflita na redução da pauta de audiências, seja por enfrentar dificuldade de cumprimento dos mandados, seja por necessidade de capacitação dos conciliadores ou por conta de outros entraves, a adaptação ao novo modelo já é avaliada como positiva e superou as expectativas. O cartório intima as partes do processo e o Cejusc faz contato antes da audiência para orientar sobre o procedimento virtual, tirar dúvidas e se colocar à disposição para mais esclarecimentos.

"Entendemos que todo esse contato pré-audiência harmoniza e acalma as partes para se sentirem confortáveis com a nova ferramenta; no final da audiência, ao indagar as partes sobre esse formato, a maioria relata que tinha a ideia de que seria mais complicado e acaba dizendo que gostou deste novo modelo", afirma Rosemaria.

Imagens: Divulgação/Cejusc-TB
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

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