Voltar Com registros de afeto e reconhecimento, desa. Salete se despede da 2ª Câmara Criminal

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina realizou, nesta terça-feira (13/12), sua última sessão do ano e de forma presencial – algo que não ocorria já faz bom tempo. E o motivo para tanto foi especial, pois o ato marcou também a despedida da desembargadora Salete Sommariva não só do comando daquele órgão julgador como também do TJ, após trajetória de muito sucesso no período de quase 20 anos dedicados ao Judiciário catarinense.

O clima da sessão, como não poderia deixar de ser, foi de muita emoção. “Nossas terças-feiras nunca mais serão as mesmas”, contextualizou o desembargador Norival Acácio Engel, integrante da câmara, ao lamentar a perda de contato mais próximo com a colega que “honrou sua toga e elevou o conceito da magistratura nos quatro cantos do nosso Estado e também em todo o país”. Trata-se, complementou, de uma profissional competente, sensível e muito operosa, “que sempre deu conta de uma agenda múltipla” em nome da crença que possui no papel da Justiça perante a sociedade brasileira.


 

O desembargador Sérgio Rizelo, também membro do colegiado, destacou o momento como de grande celebração pelo belo trabalho realizado pela desembargadora Salete, mas também de tristeza “por nos privar de sua presença e conhecimento cotidiano”. Para Rizelo, foram muitos anos de serviços prestados ao Poder Judiciário de Santa Catarina, sempre a demonstrar particular sensibilidade para desempenhar suas funções de magistrada e julgadora. “Foram muitos ensinamentos nestes quase 20 anos”, resumiu. As manifestações de reconhecimento e carinho ecoaram também nos registros de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e entre os advogados presentes na sessão.

Para completar as homenagens, a câmara fez a entrega de uma orquídea branca para a magistrada, que já teve sua aposentadoria aprovada pelo Órgão Especial do TJ, com efeitos a partir do próximo mês de janeiro, logo após o retorno das atividades em 2023. Muito sensibilizada com as manifestações de afeto recebidas, a desembargadora Sommariva, voz embargada e lágrimas nos olhos, agradeceu a todos e garantiu que lembrará de cada colega sempre que admirar a planta que lhe foi presenteada. “E mãos à obra, pois temos uma extensa pauta de processos para enfrentar”, exortou, ao comandar pela última vez a retomada dos trabalhos na 2ª Câmara Criminal do TJSC.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.