Voltar Com vista privilegiada, olheiro do tráfico tem prisão preventiva decretada na Capital

Um homem flagrado na noite da última sexta-feira (7/2) na posse de um radiocomunicador e foguetes, nas imediações de um ponto de venda de drogas no morro da Mariquinha, área central de Florianópolis, teve sua prisão preventiva decretada em audiência de custódia realizada na manhã de sábado (8) no juízo da comarca da Capital.

O juiz Rafael Brünning homologou o flagrante e enquadrou o acusado pelo crime de colaboração como informante para o tráfico de drogas, previsto no artigo 37 da Lei 11.343/06. Os policiais que efetivaram sua prisão contam que promoviam uma patrulha pela região quando localizaram o cidadão com o radiocomunicador e os foguetes, em local característico para a função de olheiro, já que dali tinha visão bastante privilegiada para o morro e seus principais acessos.

Com ele, seguiram até a "biqueira", onde ocorre a venda dos entorpecentes, e lá encontraram uma balança de precisão, uma folha com anotações sobre o tráfico de drogas e uma sacola com R$ 2.188 em dinheiro miúdo. Na oportunidade, contudo, não foram encontrados nem traficantes tampouco drogas, com grande chance de se terem evadido com os entorpecentes ao perceberem a aproximação dos policiais.

O magistrado decretou a preventiva do acusado por entendê-la "imprescindível" para a garantia da ordem pública. Ele apresenta condenações anteriores por furto e roubo, na modalidade tentada, e extorsão, ambas em fase de execução; e também responde a processo criminal pela prática, em tese, dos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e posse irregular de arma de fogo.

"Ao que parece, o conduzido ainda não assimilou a resposta que recebeu do Estado no passado, pois voltou a delinquir", registrou Brünning. Sua condição de morador de rua e desempregado contribuiu para a decisão do magistrado. Aliás, na condição de juiz plantonista neste final de semana, Brünning ainda realizou outras três audiências de custódia que envolveram a prática em tese do crime de tráfico de drogas, com a decretação de mais três prisões preventivas, em casos que resultaram na apreensão de 400 gramas de drogas entre cocaína, crack e maconha. Em um deles, na comunidade do Papaquara, no norte da Ilha, um menor chegou a disparar tiros contra a guarnição policial, porém sem atingir ninguém (Processo n.  5009348-44.2020.8.24.0023 ). 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.