Voltar Comarca de Balneário Piçarras promove encontro com a rede de proteção infantojuvenil 

A 1ª Vara da comarca de Balneário Piçarras promoveu reunião para a tessitura da rede de proteção de crianças e adolescentes da região, com o objetivo de fomentar o trabalho articulado e integrado entre os órgãos encarregados do sistema de garantias, de forma a racionalizar os serviços e procedimentos na área de atuação e expor os problemas enfrentados pelos programas para conhecimento.

“É essencial que haja essa integração operacional entre as instituições para a construção da decisão judicial de forma complexa, multidisciplinar, sempre com o objetivo de melhor atender aos interesses das crianças e adolescentes”, pontuou o juiz Iolmar Alves Baltazar, que comandou os trabalhos. O magistrado também ressaltou a necessidade de sinergia para agilização do atendimento de crianças e adolescentes inseridos em programas de acolhimento, com vistas na sua rápida reintegração à família de origem, ou, se tal solução se mostrar comprovadamente inviável, na sua colocação em família substituta.

O encontro reuniu secretários das pastas municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, além de servidores do CRAS, do CREAS, da equipe técnica da instituição de acolhimento local e de todos os membros do Conselho Tutelar. Também participou o promotor de justiça Pablo Inglêz Sinhori. O secretário de Assistência Social, Dorval Vieira de Oliveira, pontuou que a reunião proporcionou interação entre os profissionais de toda a rede, além da conscientização da necessidade de definir, com agilidade, articulação e foco, planejamentos e objetivos.

“Todo este esforço servirá para a melhoria contínua do desempenho, entrega e atendimento das necessidades socioassistenciais dos munícipes”, observou. De acordo com Gabriel Novack Hirano, coordenador do CRAS, as expressões da questão social que se evidenciam no público atendido pela assistência social são complexas e multifacetadas. “Exigem um trabalho qualificado e em conjunto para que possam ser superadas. Ao qualificar e fortalecer o diálogo entre os setores, avançamos tanto na qualidade dos serviços prestados como na prevenção da judicialização”, complementou. Lurdiane Andrea Marca, assistente social forense, destacou a importância do encontro, sobretudo para fortalecer ainda mais a rede de atenção à Infância e Juventude.  

Imagens: Divulgação/Pixabay
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.