Voltar Comarca de Blumenau estimula capacitação de voluntários para atuação no Cejusc

Conciliadores e co-conciliadores, em equipe formada por advogados voluntários e acadêmicos de Direito que atuarão no Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), passam por uma capacitação nesta quinta e sexta-feira (4 e 5/10) no Fórum Central de Blumenau. O objetivo do treinamento é preparar e qualificar a equipe para entender melhor as ferramentas que podem ser utilizadas para alcançar êxito em uma audiência de conciliação.

Na comarca de Blumenau, a experiência teve in ício na 1ª Vara Cível após a entrada em vigor do novo Código de Processo Civil (CPC), quando se determinou que todos os processos passassem pela audiência de conciliação. A partir de agora, com a reinauguração do Cejusc, que ocorreu em setembro, as cinco varas cíveis serão contempladas com o trabalho dos conciliadores. "Nosso maior desafio hoje é fazer acontecer no todo da comarca o que praticamente já conquistamos na 1ª Vara Cível na fase inicial", ressalta o conciliador Dorval Henrique Ferrari.

Além de ajudar na celeridade das ações, outro ponto importante da conciliação é a possibilidade de resolver o conflito de forma que as partes, juntas, encontrem a melhor solução para o processo. "O grande diferencial da conciliação é a pacificação social. No momento em que as partes conseguem encontrar uma alternativa para o problema, elas retomam o diálogo para cumprir com aquele combinado, com aquele acordo que elas construíram", cita Ferrari.

 

Imagens: Pamyle Brugnago/Assessoria de Imprensa do TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.