Voltar Comarca de Blumenau prepara novos conciliadores para atuação junto ao Cejusc e ao JEC

Profissionais interessados no mote conciliação participaram recentemente do curso de capacitação para conciliadores do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e dos Juizados Especiais Cíveis (JECs) no Fórum Central da comarca de Blumenau. Os mediadores Dorval Henrique Ferrari, do Cejusc de Blumenau, e Isabel Cristina Niebuhr, do 1º Juizado Especial Cível de Blumenau, compartilharam experiências, tiraram dúvidas e apresentaram material teórico sobre o tema para a turma, que contou 37 pessoas. Foram 12 horas de dedicação, debates e muita troca divididos em três dias de curso, de quarta a sexta-feira (27 a 29/3).

Segundo Ferrari, a intenção do treinamento foi justamente preparar e qualificar uma nova equipe de conciliadores para atuar no Cejusc da comarca. Além das audiências de conciliação de conflitos que já ocorriam nas cinco varas cíveis da comarca de Blumenau desde a reinauguração do espaço em setembro de 2018, neste ano os 14 conciliadores e co-conciliadores do Cejusc de Blumenau passaram a atender demandas das duas varas da família, com o início das audiências de mediação de conflitos.

"Tivemos um aumento de demanda, estamos deixando dois profissionais exclusivamente para atender as duas varas de família, em função da quantidade de processos que estamos recebendo. Como eles exigem tempo de audiência maior, pelo menos duas horas em cada, estamos preocupados com a quantidade, tanto processual quanto extraprocessual, que está começando a chegar. Precisamos ter pelo menos quatro ou cinco mediadores para atender a demanda dos próximos seis meses", explica.

A expectativa é contar até o final do ano com 20 profissionais atuantes nas audiências de conciliação e mediação da comarca de Blumenau. Após a qualificação, os interessados em atuar no Cejusc acompanharão o trabalho como co-concliadores até se sentirem preparados para assumir uma das salas do local. Essas capacitações são recorrentes na comarca e promovem o aperfeiçoamento constante dos profissionais. Nesta oportunidade, além do público de Blumenau participaram da capacitação servidores das comarcas de Timbó, no Vale do Itajaí, e Balneário Piçarras, no Litoral Norte.


 

Imagens: Divulgação/Comarca de Blumenau
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.