Voltar Comarca de Bom Retiro comemora 88 anos de instalação com evento alusivo ao Outubro Rosa

A comarca de Bom Retiro, na Serra Catarinense, completou nesta quinta-feira (24/10) 88 anos de instalação. Das 111 comarcas distribuídas pelo Estado de Santa Catarina, a única que faz reverência a uma mulher é esta. Ao fórum local foi emprestado o nome da juíza Orieta Passos Paulo Mariath. A homenagem à magistrada ocorreu em 1993, data de inauguração do prédio onde atualmente funciona o Judiciário na cidade. Natural de Itapema, Orieta ingressou na magistratura como juíza substituta em Curitibanos. Passou pelas comarcas de Itapiranga, Pomerode, Biguaçu, Palhoça e São José. Encerrou carreira na comarca da Capital, quando se aposentou em razão de um câncer em 1991. 

Para lembrar a data de instalação e reforçar a questão do cuidado com a saúde e o diagnóstico precoce do câncer de mama, a unidade fez um evento para os servidores unindo estes motivos: o aniversário da comarca e a campanha Outubro Rosa. Além disso, houve entrega de mais de R$ 45 mil provenientes de prestações pecuniárias a projetos do Hospital Nossa Senhora das Graças e da Associação de Pais e Professores do Núcleo Municipal São José. O diretor do hospital, Eurico Willemann, e a diretora da escola, Andrea Nascimento Kuhnen, receberam do juiz Edison Alvanir Anjos de Oliveira Júnior os valores.
 
A comarca é de Vara Única e abrange os municípios de Bom Retiro e Alfredo Wagner, que juntos somam uma população de mais de 18 mil pessoas. Ao todo, a unidade tem 13 servidores, nove estagiários, quatro colaboradores terceirizados, quatro seguranças e um policial militar. Tramitam na unidade cerca de 4.250 processos. 

Imagens: Divulgação/Comarca de Bom Retiro
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.