Voltar Comarca de Braço do Norte, no sul de SC, celebra 60 anos em evento nesta quarta-feira

A comarca de Braço do Norte celebrará nesta quarta-feira (26/06) seus 60 anos de instalação e prestação de serviços a comunidade. O evento acontecerá no Auditório Luiz Antônio Weber - UNISUL, Rodovia SC 370, KM 165, Nº 1023, em Braço do Norte. Além de celebrar a data, serão homenageadas 17 personalidades, como juízes, ex-servidores, entre outros, que foram parte importante da história da comarca e contribuíram para a realização plena de suas atividades aos longo destes anos.

A comarca foi criada pela Lei 1.948 de 27 de dezembro de 1958, porém a instalação da unidade só aconteceu em 10 de maio de 1959. Como comarca de Vara Única, teve como primeiro juiz titular Jovelino Savi. Atualmente, a comarca abrange, além da cidade-sede, os municípios de Grão Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima e São Ludgero, com abrangência sobre mais de 60 mil habitantes (IBGE/2017). Integra a 9ª circunscrição, com sede em Orleans, e faz parte da região Litoral Sul do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

A comarca registra atualmente mais de 28 mil processos, recebe em média 60 pessoas por dia e quase 15 mil pessoas ao ano. Entre os magistrados que atuam na comarca estão os juízes Klauss Corrêa de Souza, diretor do Foro e titular da Vara Criminal; Lírio Hoffmann Júnior, titular da 1ª Vara Cível; e Júlio César Bernardes, titular da 2ª Vara Cível. Além dos magistrados, mais 71 profissionais trabalham no prédio, entre eles 40 servidores da Justiça catarinense e mais colaboradores terceirizados.

Imagens: Arquivo/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.