Voltar Comarca de Caçador prevê realizar mais seis júris populares até o final deste ano

A Vara Criminal da comarca de Caçador, que retomou as sessões do Tribunal do Júri nesta semana, promoverá seis júris populares até o final deste ano, todos sob a presidência do juiz André da Silva Silveira, titular da unidade. As sessões, sempre a partir das 9 horas, ocorrerão na Câmara de Vereadores por conta da reforma no Salão do Júri. Em razão da pandemia, os cuidados de prevenção ao contágio do coronavírus serão seguidos à risca.

O número de pessoas durante as sessões será o mínimo possível. Haverá distanciamento entre jurados, servidores e outros participantes. Terá álcool gel e o uso de máscaras de proteção será obrigatório. Todos que entrarem no ambiente terão a temperatura corporal verificada. Para evitar a disseminação do vírus, o acesso ao público externo está vedado, ressalvada a análise de eventuais pedidos de autorização formulados por familiares ou outros interessados com devida justificativa.

Nesta quinta-feira (29/10), um homem será jugado por tentativa de homicídio duplamente qualificado pelo motivo torpe e surpresa. Conforme os autos, ele teria atropelado propositalmente um senhor de 61 anos em agosto do ano passado. A vítima teria chamado a atenção dele por dirigir de maneira imprudente e colocado a vida das pessoas que caminham na rua em risco.

Júris de novembro

No primeiro julgamento de novembro, dois homens estarão sentados no banco dos réus. Em 6 de novembro, eles serão jugados por tentativa de homicídio duplamente qualificado. Consta na denúncia que os dois acusados, na companhia de um adolescente, teriam agredido fisicamente a vítima, com diversos golpes violentos com o intuito de matá-la. Um deles teria se envolvido com a namorada do rapaz em uma danceteria momentos antes. O delito ocorreu em outubro de 2018.

A sessão do Tribunal do Júri do dia 12 de novembro julgará um homem acusado pelo crime de tentativa de homicídio qualificado pelo motivo fútil e mediante emboscada. O delito ocorreu em março de 2019 porque a vítima curtiu uma foto publicada por um dos acusados, com a opção ¿amei¿ ¿ outro homem foi impronunciado. Três indivíduos atropelaram e desferiram diversos chutes e golpes com bastão de madeira e facão na vítima, que sofreu diversos ferimentos. Ao perceber a agressão, um morador da região onde ocorreu a tentativa de morte gritou e dispersou os agressores.

 

Um homem será jugado por homicídio e tentativa de homicídio no dia 18 de novembro. Os crimes ocorreram em 17 de novembro de 2019. O réu teria desferido dois golpes com uma faca que atingiram a região do tórax da vítima, responsáveis por sua morte. Na mesma data e local, o acusado teria esfaqueado uma segunda vítima, que não morreu porque foi socorrida e recebeu atendimento médico.

 

Outra tentativa de homicídio estará em pauta no dia 25 de novembro. O crime ocorreu em 23 de julho de 2019, quando o acusado teria desferido um golpe com uma faca que atingiu o lado esquerdo pulmonar da vítima. O homem foi socorrido e recebeu pronto e eficaz atendimento médico.

 

O último júri popular ainda não tem data definida. Na oportunidade, cinco homens serão julgados por homicídio qualificado pelo motivo torpe, mediante dissimulação e emprego de tortura e fogo. No dia 6 de dezembro de 2018, a vítima teria sido atraída para a casa de um dos acusados. Cinco homens o torturam, amordaçaram, deram socos, chutes e asfixiaram com um fio. A vítima sofreu diversos ferimentos e fraturou todos os ossos da face. A denúncia aponta que, depois das agressões, os acusados enrolaram a vítima num colchão e atearam fogo em uma estrada do interior do município de Caçador. Eles seriam integrantes de facções criminosas rivais.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.