Voltar Comarca de Chapecó é a mais visitada do Estado, aponta sistema de controle de acessos

Dois meses depois da implantação do sistema de cadastramento de visitantes na comarca de Chapecó, o ranking demonstra que o fórum da chamada "Capital do Oeste" é o mais acessado de Santa Catarina. A média mensal foi de 8.211 acessos ao sistema para cadastrar ou registrar a entrada de 54.526 usuários dos serviços judiciais prestados no prédio. Chapecó ficou à frente, inclusive, das comarcas de Palhoça (6.932) e da Capital (5.901).

Na entrada do prédio, os visitantes são atendidos pelos recepcionistas na Central de Informações. Uma foto também é registrada. O cadastro é feito somente no primeiro acesso ao fórum. Nas visitas seguintes será necessário apenas informar o número do CPF e o setor em que precisa ir. Todos passam pelo detector de metal manual. Advogados e defensores públicos que frequentam o local quase que diariamente podem utilizar crachá permanente fornecido pelo TJSC para agilizar seu acesso ou passar pela central de cadastramento e informações.

O cadastramento foi a primeira mudança implantada no fórum de Chapecó de um pacote de medidas para aumentar a segurança para usuários, servidores e colaboradores. Em 2018, criou-se o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A partir de então se iniciou um diagnóstico das melhorias a serem implantadas em cada comarca. Depois, policiais militares e secretários dos fóruns foram capacitados. 

Em Chapecó, o acesso ao estacionamento interno também é controlado. Além de servidores, apenas idosos, pessoas com necessidades especiais e advogadas grávidas podem utilizar o lugar. Nos próximos dias, a comarca de Chapecó receberá o pórtico detector de metais e um scanner para verificação de bolsas e mochilas. Os equipamentos são semelhantes aos utilizados nas áreas de embarque nos aeroportos. Outra medida é o controle de acesso com armas de fogo para quem tem porte permitido. 

¿A ideia não é dificultar a entrada no fórum. Temos uma circulação média de 800 pessoas diariamente. A organização do acesso tornou-se necessária para garantir a segurança de todos os que estão no fórum, comunidade regional ou quem trabalha aqui¿, ressalta o juiz diretor do foro, André Alexandre Happke. As mudanças nos procedimentos de segurança seguem as orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e estão previstas na resolução 14 do TJSC, de 21 de agosto de 2019. A resolução entrou em vigor no último dia 23 e está disponível no site www.tjsc.jus.br.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.