Voltar Comarca de Chapecó quer realizar 30 sessões do Tribunal do Júri até junho deste ano

A pauta das sessões do Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal da comarca de Chapecó segue com o objetivo de julgar, ainda no primeiro semestre de 2022, os processos que ficaram represados em razão da pandemia de Covid-19. Além do primeiro ano de isolamento social, a comarca não pôde realizar sessões por quatro meses em 2021. Até junho próximo, a unidade judicial pretende fazer 30 júris. 

O juiz da 1ª Vara Criminal, Jeferson Osvaldo Vieira, explica que, diante das dificuldades para efetivar julgamentos nos últimos dois anos, foi preciso priorizar os processos com réus presos. "Essa prioridade está prevista em lei. Além disso, optamos por dar andamento às ações judiciais de maior complexidade. Por isso, os demais processos ficaram aguardando."

Até o momento foram feitas cinco sessões. Os casos que estão sendo julgados agora são mais antigos, quase todos com réus que aguardam julgamento em liberdade. “Neste ano foram flexibilizadas as possibilidades de realização de júris. Por isso, priorizamos agora esses processos para que os júris referentes aconteçam o quanto antes. Infelizmente, precisaram ficar parados por conta da pandemia, mas agora estão recebendo o devido andamento”, enfatiza o magistrado.  

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.