Voltar Comarca de Criciúma celebra 75 anos de instalação e recebe sessão solene especial

Homenagem partiu dos vereadores da cidade

A comarca de Criciúma completou ontem (20/3) seus 75 anos de instalação e, em celebração ao aniversário, a Câmara de Vereadores de Criciúma promoveu uma Sessão Especial no Salão do Júri do Fórum da comarca. A sessão foi proposta pelo presidente do Legislativo, vereador Miri Dagostim, e aprovada por unanimidade. O evento contou com a participação da banda do 28° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC). Uma placa alusiva ao aniversário da comarca foi entregue .

Para a juíza Eliza Maria Strapazzon, diretora do foro e titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de Criciúma, fazer parte da história do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, da cidade de Criciúma e desta comarca é motivo de grande satisfação para todos que atuam no exercício do direito e da cidadania naquela unidade.

"O Poder Judiciário de Santa Catarina procura ser reconhecido como um Judiciário eficiente, célere e humanizado, e acredito que é isso que todos temos buscado alcançar nos últimos 75 anos. Gostaria de agradecer a todos os magistrados, servidores, estagiários, colaboradores e a todos os que contribuem, ou já contribuíram, direta ou indiretamente, na concretização da nossa missão institucional, que é realizar Justiça", afirmou a magistrada.

Durante a solenidade também foi sancionada pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, a Lei n. 7412/19, que institui a semana municipal de ações voltadas à Lei Maria da Penha nas escolas de ensino fundamental, séries finais e ensino médio em instituições públicas e privadas. A proposição da lei foi do vereador Miri Dagostim, após conversa e incentivo da juíza Eliza Maria Strapazzon.

Na opinião do presidente do Legislativo, a harmonia entre os três poderes é essencial. "Nós todos temos que nos fraternizar, a começar pelos poderes do Estado. Legislativo, Executivo e Judiciário têm de atuar em estreita harmonia, porque acima de qualquer divergência está o interesse desta cidade", enfatizou Dagostim.

O prefeito Clésio Salvaro mencionou a presença e a importância dos três poderes no evento, além de entidades fundamentais para o desenvolvimento da cidade. Ele lembrou que "todos  temos um único propósito: melhorar a vida das pessoas".

Instalação e exposição de processos históricos

A primeira sede da comarca foi onde atualmente é a Casa da Cultura, na praça Nereu Ramos, depois no Palácio do Estado. Desde 2000, sua sede é o Fórum Desembargador Euclides de Cerqueira Cintra, nomeado em homenagem ao primeiro juiz da comarca. Uma lembrança original da instalação da comarca pode ser conferida até sexta-feira, dia 22/3, na exposição de processos e documentos históricos disposta no hall de entrada do Fórum.

Além da cidade de Criciúma, onde está sediada, a comarca também é composta dos municípios de Siderópolis, Nova Veneza e Treviso, com abrangência sobre mais de 243 mil habitantes. Recebe em média 300 pessoas por dia e quase 80 mil pessoas no ano (Com informações de Daniela Savi / Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Criciúma).

Imagens: Divulgação/Comarca de Criciúma
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.