Voltar Comarca de Curitibanos promove ação socioambiental que também auxilia animais de rua

A comarca de Curitibanos tem destino certo para parte do material reciclável produzido naquela unidade do Judiciário catarinense. Há dois anos, uma servidora do Fórum percebeu que, além de ajudar o meio ambiente com a coleta seletiva, as tampinhas de plástico recolhidas poderiam resultar em benefícios para os cachorros que vivem na rua.

O material, desde então, é repassado para a ONG Patinhas do Bem, responsável pela revenda e aplicação do dinheiro obtido em um fundo destinado à castração dos animais abandonados. Um levantamento da ONG diz que na cidade existem seis cachorros e dois gatos para cada habitante.

A servidora Antonia Aparecida Vieira do Santos começou o movimento de maneira discreta, mas a atitude solidária se espalhou e ganha cada vez mais adeptos. Muitos de seus colegas também trazem o material de casa.

Antonia, em sua casa, convive com Ozzy. O cãozinho é bem cuidado, recebe amor e carinho. Diferente dos que estão nas ruas da cidade. "Gosto muito dos animais e foi isso que me motivou a juntar as tampinhas. Sem contar que a gente também está ajudando o meio ambiente. É tão simples fazer isso", diz a servidora do Judiciário há mais de vinte anos.

Quando começou, armazenava as tampinhas numa sacola. Agora, o recipiente está maior e enche mais rápido. "Passo nos gabinetes e cartórios. Todo mundo sabe que eu guardo. Às vezes, o pessoal me traz aqui na copa mesmo. Quem não pode, me avisa e vou buscar".  À campanha podem ser destinadas as tampinhas de garrafas de água, refrigerante, leite, creme dental e outros recipientes. O material tem que ser aquele mais firme. Lacres de latas também são arrecadados pela ONG. 

Imagens: Divulgação/Comarca de Curitibanos
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.