Voltar Comarca de Dionísio Cerqueira quer convencer mercado a contratar jovens acolhidos

A comarca de Dionísio Cerqueira firmou parceria com o Ministério Público, Federação da Indústria de Santa Catarina (Fiesc) e Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul (Ascoagrin) para que, juntos, possam buscar a inserção no mercado de trabalho dos adolescentes que se encontram em medida protetiva de acolhimento.

Atualmente, são três jovens com idades entre 14 e 18 anos que estão no Abrigo Infantil Beija-Flor, em Dionísio Cerqueira. Todos participam das atividades do Programa Novos Caminhos. A união de esforços visa a autonomia desses adolescentes para futuro desligamento do abrigo, o que ocorre quando atingem a maioridade.

Em reunião recente, a juíza da Vara Única da comarca, Carolina Cantarutti Denardin; a promotora de justiça Fernanda Justino; o gerente executivo da Fiesc do Extremo Oeste, Ivanor Roberto Finato; a assistente administrativa do sistema Fiesc Rosicleide Gofi; o presidente da Ascoagrin, Marcos Voltolini; e a assistente social Geani Ester Rippel elegeram o dia 4 de setembro para visitar comércio, empresas e órgãos públicos das cidades gêmeas (Dionísio Cerqueira e Barracão/PR) e divulgar o Programa Novos Caminhos a fim de sensibilizar o empresariado local para a contratação dos adolescentes acolhidos, na condição de jovem aprendiz, estagiário ou efetivo. Quem quiser ofertar alguma vaga de trabalho pode entrar em contato pelo telefone (49) 3644 0657.

 

Novos Caminhos

O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Fiesc. Também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).         

Os adolescentes com idade acima de 14 anos que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, profissionalização e atividades complementares. Os cursos de formação são ofertados pelo Serviço Social da Indústria de Santa Catarina (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ambos do Sistema Fiesc, e pela Fecomércio através do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Após concluírem os módulos de capacitação, os jovens são encaminhados, a seu tempo, ao mundo do trabalho. Para que esse processo ocorra de forma adequada e segura, o programa também prevê a sensibilização e orientação da comunidade empresarial, convidando-a a fazer parte da ação.

 

Imagens: Divulgação/Ascoagrin
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.