Voltar Comarca de Herval d'Oeste suspende prazos processuais durante mudança de endereço

Os prazos processuais da comarca de Herval d'Oeste estão suspensos no período de 29 de agosto a 6 de setembro para realização dos trabalhos de mudança de endereço. A nova sede foi alugada pelo Poder Judiciário de Santa Catarina e adaptada para abrigar as instalações do fórum durante a construção do novo prédio.

Os cinco dias úteis compreendidos no período serão destinados ao transporte e montagem do acervo; mudança do link de dados e de telefonia via rede de intranet e internet; e, ainda, organização e limpeza das novas instalações, que estarão situadas na rua Atílio Pagnoncelli, 121, Centro. Números de telefones e endereços de e-mails de contato da comarca não sofrem alteração.

Dessa forma, ficam mantidas as audiências designadas e os atos processuais agendados em calendários. O atendimento ao público, em casos urgentes, será realizado pelos servidores de plantão, e os trabalhos necessários serão executados remotamente pelos meios tecnológicos disponíveis.

A juíza da Vara Única e diretora do foro da comarca de Herval d'Oeste, Luísa Rinaldi Silvestri, destaca que a sede atual está localizada no terceiro pavimento de um edifício misto (comercial/residencial) e não conta com acessibilidade. Além disso, o espaço físico de 504,74 m² ficou insuficiente para atender a demanda forense.

O prédio que abrigará o fórum da comarca foi adaptado para as atividades rotineiras e entre as melhorias estão estacionamento para magistrado, Ministério Público e veículo oficial; celas para presos; sala de testemunhas; sala de reconhecimento de pessoas; auditório para realização do Tribunal do Júri; saídas de emergência e ventilação adequada. Todos espaços antes inexistentes. "Além de maior segurança por ser estrutura exclusiva no local, distribuída em 3.114,12 m², teremos acessibilidade para idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais. Dessa forma, temos condições de oferecer melhor atendimento aos usuários do Poder Judiciário da comarca", avalia a magistrada.

Futuro

Desde que o fórum foi instalado no município, em 7 de novembro de 2003, o atendimento ocorreu no atual endereço. Há previsão para construção de nova sede própria da comarca. De acordo com o diretor de Engenharia e Arquitetura do PJSC, Everton Tischer, a obra está em fase de licitação e daqui a 15 dias serão abertos os envelopes com as propostas das empresas construtoras. "O orçamento realizado pelo PJSC tem custo de aproximadamente R$ 13 milhões. A expectativa é que a obra seja iniciada no primeiro trimestre de 2021, com prazo de execução de 18 meses", explicou Tischer.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.