Voltar Comarca de Itapema registra histórico de adoções de grupos de três ou mais irmãos

A Vara da Infância e Juventude e a Promotoria da Infância da comarca de Itapema promoveram nesta semana novo encontro com pretendentes à adoção e com as famílias adotivas que iniciaram, no decorrer desse ano, estágio de convivência com seus futuros filhos.

A ideia dos organizadores foi proporcionar aos pretendentes à adoção que ainda aguardam na fila do cadastro (Cuida) momentos de troca de experiências com os casais que adotaram e, principalmente, oportunizar momentos de reflexão e empatia, esta no sentido pleno da palavra, ou seja, "a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo".

Na maioria das adoções registradas em Itapema neste ano, os pais conheceram seus filhos através do programa Busca Ativa, sistema lançado há pouco mais de um ano pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina e que tornou possível o encaminhamento de crianças maiores e grupos de irmãos. O evento, ocorrido na última segunda-feira (9/12), contou com a presença da juíza Sabrina Menegatti Pitsica, da promotora de justiça Carla Mara Pinheiro e da assistente social forense Edna Cristina dos Santos Boeno.

Na ocasião, foi lembrado que a comarca de Itapema tem histórico de adoção de grupos fraternos. Nos últimos anos, por exemplo, foram contabilizadas sete famílias que iniciaram procedimento ou já adotaram grupos de três ou mais irmãos, com a chance não somente da convivência familiar como também da manutenção dos laços de irmandade. Estes exemplos, segundo as organizadoras, lançam um questionamento no ar: "E por que não?".

Imagens: Divulgação/Comarca de Itapema
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.