Comarca de Joinville disponibiliza cadeiras de rodas para uso em suas dependências - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Acessibilidade
Quando as pernas se cansam ou não podem mais garantir seu deslocamento de um canto a outro, contar com apoio é fundamental. Dentro dessa realidade, indivíduos com mobilidade reduzida ou portadores de deficiência que buscam pelos serviços no fórum da comarca de Joinville têm à disposição cadeiras de rodas para uso nas dependências do prédio.
Os equipamentos, mesmo em tempos de pandemia, são bem requisitados, “Eu observo quem chega de longe e, quando noto que a pessoa apresenta alguma dificuldade ao caminhar, já ofereço. Em alguns casos, o acompanhante vem primeiro e pergunta se temos cadeira de rodas para emprestar”, conta a vigilante Ivonete Buttner, responsável pelo primeiro contato com o público logo na recepção do fórum.
A assistente do Ministério Público Larissa Marcantoni Corrêa Dominoni lembra que antes de adquirir o equipamento próprio utilizou as cadeiras do fórum por um bom tempo. “Considero imprescindível a existência de cadeira de rodas em prédios como o fórum de Joinville, de modo a auxiliar o transporte de pessoas com deficiência permanente ou transitória, ou até mesmo facilitar em eventual necessidade de evacuação. É importante reconhecer, ainda, o valoroso e prestativo auxílio dos seguranças da comarca, que, atentos a minha dificuldade de locomoção, auxiliaram meu deslocamento ao ambiente de trabalho. De outro canto, há quem estigmatize as tecnologias assistivas destinadas às pessoas com deficiência - permanente ou não - como algo triste, desolador. Contudo, vale lembrar que, desde suas criações, elas vêm possibilitando muitas atividades do cotidiano e, como consequência disso, a inclusão”, enfatiza Larissa.
O prédio do fórum passa neste momento por uma ampla reforma que deve ser concluída no próximo ano. E já existe um projeto em elaboração de reestruturação global da edificação, que contemplará todas as questões de acessibilidade, “Temos banheiros adaptados, três elevadores e rampas. O objetivo é possibilitar o acesso e o trânsito de todos que procuram pelos serviços” finaliza o chefe de Secretaria do Foro, Fabricio Antunes Matiola.
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)