Voltar Comarca de Joinville retoma sessões do Tribunal do Júri com 9 julgamentos em outubro

Depois de mais de seis meses de interrupção dos trabalhos ordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por causa da atual crise sanitária, a Vara do Tribunal do Júri de Joinville retoma as sessões de julgamento nesta quinta-feira (1º/10), a partir das 13 horas.

Nesse primeiro júri, o Tribunal analisará caso ocorrido em setembro de 2016, na Vila Cubatão, onde dois rapazes aliados a adolescentes e jovens não identificados, segundo o Ministério Público, mataram duas moças que integravam a facção criminosa rival com disparos de arma de fogo na cabeça. O promotor de justiça deste primeiro júri de outubro será Marcelo Sebastião Netto de Campos.

Ainda ao longo do mês de outubro serão realizados mais oito julgamentos, sempre às terças e quintas-feiras, com horários diferenciados (9h e 13h). Merecem destaque dois casos que ganharam repercussão na mídia à época: a morte de uma moça que estava em frente à Boate Meet e foi atingida por "bala perdida"; e um feminicídio ocorrido no distrito de Pirabeiraba em julho de 2019, em que o acusado deixou a esposa, atingida por disparo de arma de fogo no peito, na entrada do hospital e se evadiu na sequência. Esses dois julgamentos estão marcados para acontecer nos próximos dias 22 e 27 respectivamente, e os réus estão presos preventivamente.

As sessões, como de costume, serão presididas pelo juiz Gustavo Henrique Aracheski, que chama a atenção para o fato de que foram redobrados os cuidados para preservação da saúde de todos os envolvidos na sessão do júri, especialmente dos jurados, e que seguirá rigorosamente os protocolos de segurança ditados pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Apenas as pessoas que participarão da sessão terão acesso ao Salão do Júri, com o uso de máscaras; haverá disponibilização de álcool em gel e luvas plásticas para manuseio das cédulas entre outras medidas. "Os jurados se sentarão separadamente, bem distantes, na área que costumeiramente é utilizada pela plateia", explica o magistrado (Primeiro júri: Autos n. 0018731-91.2017.8.24.0038).

Imagens: Divulgação/Comarca de Joinville
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.