Voltar Comarca de Pinhalzinho também adere ao uso de videoconferência em atos processuais

A audiência de instrução e julgamento de uma ação penal, realizada na última segunda-feira (23/9), na comarca de Pinhalzinho contou com uma novidade tecnológica. Sob regência da juíza substituta da Vara Única, Janaína Alexandre Linsmeyer Berbigier, uma testemunha foi ouvida por videoconferência. O policial militar estava em Chapecó e participou em tempo real do fórum daquela comarca, sem necessidade de deslocamento. Esta foi a primeira videoconferência utilizada em audiência no fórum de Pinhalzinho. Outras estão agendadas, tanto na área criminal quanto cível.

A estrutura necessária foi instalada na sala de audiências da comarca já utilizada pela juíza titular Thaíse Siqueira Ornelas, que atualmente está em licença maternidade. Interrogatórios de réus também poderão ser feitos desta maneira. Basta que a comarca, onde o entrevistado estará, também tenha um televisor conectado à internet. O acesso é feito pelo site do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, através de uma sala de videoconferência criada previamente com senha para acesso.

A juíza substituta ressalta que a sala passiva de audiências também está em funcionamento. No local, testemunhas são conectadas, também por vídeo, com as comarcas de onde os processos são originários. Essas oitivas acontecem de segunda a quinta, com agendamento. "O uso da tecnologia confere maior agilidade e celeridade na condução dos processos sem interferir na validade das oitivas já que todo o conteúdo é gravado e permanece armazenado nos autos", avalia a magistrada.

Imagens: Comarca de Pinhalzinho
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.