Voltar Comarca de São Joaquim, que atende as cidades mais geladas do Brasil, completa 130 anos ​

Uma unidade judiciária centenária está de aniversário na Serra catarinense. A comarca de São Joaquim completa 130 anos neste 31 de maio – dia que amanheceu com seis graus e não ultrapassará os 13. Atualmente, aliás, ela abrange as cidades mais frias do Brasil: além de São Joaquim, a comarca tem jurisdição sobre os municípios de Bom Jardim da Serra e Urupema, cujos termômetros marcavam 11 e 12 graus na tarde desta terça-feira.


 

O primeiro juiz de direito desta que é também uma das comarcas mais antigas do Estado foi Vasco Albuquerque Gama, que se tornou posteriormente presidente do Tribunal de Justiça. Ele foi o sexto magistrado a ocupar o mais alto cargo da corte catarinense e presidiu a instituição em duas oportunidades: de 20 de maio de 1910 a 19 de dezembro de 1913, e de 18 de dezembro de 1917 a 17 de dezembro de 1920.


 

As populações dessas cidades somam mais de 32 mil habitantes, que contam com uma estrutura formada pela 1ª Vara (cível e da infância e juventude) e 2ª Vara (criminal e de feitos da Fazenda), além de distribuição, oficialato de justiça/central de mandados, serviço social, secretaria, setor de expedição e juizado especial (cível e criminal).


 

Para atender as demandas são 43 servidores, estagiários e terceirizados. Também funcionam no prédio o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O Fórum recebeu o nome do desembargador Wilson Vidal Antunes Sênior. Lageano, ele foi juiz substituto na comarca da terra natal. A primeira comarca de atuação como juiz de direito foi em Mondaí, no Oeste. Atuou também nas comarcas de Bom Retiro, Araranguá, São Joaquim, Caçador, Canoinhas e Lages. Ele se aposentou em 1983 e faleceu no ano de 1999.

Imagens: Divulgação/Mycchel Legnaghi-São Joaquim Online
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.